Município começa a vacinar crianças de 5 a 11 anos

A Prefeitura de Santa Cruz das Palmeiras, através do seu Setor de Saúde, deu início, na última quarta-feira, 19, à vacinação contra a Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos. De acordo com as orientações, o primeiro grupo atendido será o de crianças entre 5 a 11 anos, com comorbidades. Para fins de comprovação das comorbidades, os pais deverão apresentar o comprovante de condição de risco, CPF e formulário do termo de assentimento, assinado por um dos pais ou responsável.
Segundo o chefe de Saúde, o esquema vacinal será feito em duas doses, com intervalo de oito semanas entre elas. Disse ele: “A imunização contra a Covid-19 é comprovadamente segura na prevenção do agravamento da doença. Iniciamos mais esta importante etapa de vacinação, que é nas crianças. Durante o ano passado e inicio deste, com o trabalho de imunização, conseguimos diminuir o número de pessoas infectadas e principalmente reduzir o número de internações. Continuamos pedindo a colaboração da população para não baixar a guarda. É preciso continuar tomando as doses certas da vacina e manter os cuidados necessários para contermos o avanço dessa nova variante, através da higienização das mãos com água e sabão, sempre que possível usar o álcool gel, uso contínuo da máscara e evitar todo tipo de aglomeração”.
Cronograma estadual
Nesta primeira etapa da campanha de vacinação infantil, o Plano Estadual de Imunização recomenda que as 645 Prefeituras do estado priorizem crianças de 5 a 11 anos com comorbidades, deficiência, indígenas e quilombolas. A estimativa é que 850 mil menores nestas condições sejam vacinados de forma prioritária.
A lista das comorbidades é definida pelo Ministério da Saúde. Pais e responsáveis precisam apresentar nos postos de vacinação comprovantes, como exames ou qualquer prescrição médica. Os cadastros já existentes nas Unidades Básicas de Saúde também poderão ser utilizados para a vacinação.
O Governo de São Paulo também recomenda o pré-cadastro no site www.vacinaja.sp.gov.br para a campanha infantil. O preenchimento do formulário digital é opcional e não é um agendamento, mas agiliza o atendimento nos postos, evitando filas e aglomerações.
Para cadastrar os filhos, pais e responsáveis devem acessar o site, clicar no botão “Crianças até 11 anos” e preencher o formulário. Se o processo não puder ser feito pela internet, os pais não precisam se preocupar, pois o cadastro completo poderá ser feito presencialmente nas unidades de vacinação.
Foto: Rede Social

Compartilhe:
Share on Facebook
Facebook