Município começa a vacinar idosos e professores contra a gripe

A Prefeitura municipal de Santa Cruz das Palmeiras, por meio do seu setor de Saúde, está convidando a população para a etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, que teve início na última terça-feira, dia 11 e vai até 8 de junho, tendo como objetivo vacinar idosos acima de 60 anos ou mais e professores. Também poderão comparecer aos postos as pessoas que integram grupos da primeira etapa, pois ainda não atingiram a meta de 90% de imunização.
Os locais de vacinação são os seguintes: P.A.A Marcos Paulo Verotti Pedra, Rua José Lucatelli, 30, no Jardim Pedro Ometto; CRAS Claudio Baldoni, à Rua Dr. Brito Pereira, 678 – Jardim Brasil, e UMI, Prefeito Manoel Ramos (foto), à Rua Campos Salles, 136, Centro. Visando reduzir aglomerações, o Posto de Saúde Afonso Luzzi, no Centro, não estará aplicando a vacina da gripe. Quem precisar, deve procurar os locais citados.
O cronograma de vacinação previsto pelo Ministério da Saúde foi dividido em três etapas. Na primeira, ainda em andamento, está imunizando crianças (de seis meses a menores de 6 anos de idade), gestantes, puérperas (mulheres no pós-parto) e profissionais da Saúde. A etapa estava prevista para terminar no dia 10 de maio, mas ainda falta vacinar algumas pessoas pertencentes a esse grupo.
Por fim, após a vacinação de idosos com 60 anos ou mais e professores, será iniciada a terceira etapa da vacinação, entre 9 de junho e 9 de julho, que deverá vacinar os portadores de comorbidades, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, forças de segurança e salvamento, entre outros.
Ainda segundo o setor de Saúde, a importância de tomar a vacina se dá pelo fato de que a gripe é uma infecção aguda, que afeta o sistema respiratório e pode provocar complicações graves, inclusive a morte. A vacina disponibilizada pelo Sistema Único de Saúde – SUS é a trivalente, que protege contra 3 tipos de vírus, sendo eles a H1N1, H3N2 e a Influenza B.
Da mesma forma que a COVID-19, a transmissão da gripe ocorre por meio do contato com secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada – expelidas ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos – que, após esse contato, podem levar o agente infeccioso diretamente à boca, aos olhos e ao nariz.
A vacinação contra a gripe será realizada em paralelo com a da COVID-19, mas não podem ser tomadas juntas. É preciso respeitar um período mínimo de 14 dias entre elas. Quem estiver com sintomas da Covid não deve tomar a vacina da gripe. Qualquer dúvida é importante procurar um médico, ou se informar em um posto de Saúde.

Compartilhe:
Share on Facebook
Facebook