Município conta com local para receber embalagens de agrotóxicos

Você sabe como descartar corretamente embalagens de agrotóxicos? Entre os resíduos agrossilvopastoris encontram-se as embalagens de agrotóxico utilizadas em culturas agrícolas, as quais devem ser recolhidas em estabelecimentos destinados ao recebimento de embalagens vazias, de acordo com a Resolução Conama nº 334/2003. Os resíduos de agrotóxicos são nocivos à saúde humana e animal e ao meio ambiente. Sendo assim, o descarte irregular desse tipo de resíduo, sem o devido tratamento, pode gerar contaminação do solo e da água e está sujeito a penalidades.
Santa Cruz das Palmeiras possui um centro para coleta desse tipo de resíduo, que está localizado na Estrada Vicinal Dr. Pedro Duarte, Km 03, no Bairro Santa Silvéria, denominado Posto de Recebimento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos de Santa Cruz das Palmeiras e região.
O gerenciamento do local é realizado pela Coplacana, tendo um operador da central de triagem que avalia o resíduo que está sendo recolhido e faz o controle do recebimento e destinação. As embalagens recolhidas devem passar pela tríplice lavagem pelo produtor, antes da disposição no posto.
O posto funciona de segunda a sexta-feira das 07h00 às 12h00 e das 13h00 às 17h18, atendendo todos os produtores rurais do município e da região. O produtor pode entregar suas embalagens de agrotóxicos, que ficam armazenadas no local até o envio para o ponto de coleta regional onde são destinadas a uma empresa licenciada para destinação final adequada.
Fonte e foto: Augusto Massaferro / Prefeitura

Compartilhe:
Share on Facebook
Facebook