Na abertura do comércio não houve muita procura por parte dos consumidores

Após o comércio ter permanecido fechado por mais de dois meses, por conta das restrições das fases vermelha e emergencial do Plano São Paulo para conter o novo coronavírus, a primeira semana de abertura, em Santa Cruz das Palmeiras, foi de tranquilidade.
Apesar da autorização do governo ter ocorrido no domingo, 18, a abertura acabou se dando na última segunda-feira, 19, tendo o dia transcorrido normalmente por parte dos clientes, não se verificando aglomeração.
Segundo alguns comerciantes, poucas pessoas foram às compras, e as lojas ficaram com pouco movimento. Para a maioria, o dia foi de reclamar de prejuízos e encontrar alternativas para se recuperar depois desses dias de portas fechadas. O receio, no entanto, é de que o cliente continue longe. “Não podemos esquecer que estamos numa pandemia e, por isso, o povo está com medo de sair às ruas. Só sai se for mesmo preciso.
E mais, as pessoas não têm dinheiro para fazer compras de produtos que não sejam de inteira necessidade. A principio, vamos ter que nos adaptar e torcer para que tudo volte ao normal para podermos reconquistar os clientes novamente”, disse uma comerciante.
Com o fechamento e sem a previsão de volta, muitos comerciantes aproveitaram para ir às compras em outras cidades para renovar os seus estoques. A tendência é que a partir da próxima semana, ou seja, no período de 24 a 30 de abril, quando, além dos estabelecimentos comerciais, poderão voltar a funcionar as atividades ligadas ao setor de serviços, como restaurantes e similares (lanchonetes, casas de sucos, bares com função de restaurante), salões de beleza e barbearias, atividades culturais, parques, clubes e academias, o movimento possa se normalizar. Mesmo assim, muitos comerciantes estão com receio de investir e ter que fechar novamente.

Compartilhe:
Share on Facebook
Facebook