Brasil e MundoEconomia

Mococa e São Carlos estão entre as cidades mais desenvolvidas do Brasil, aponta índice

Estudo da Firjan monitora emprego e renda, educação e saúde de todos os municípios do país.

Dezoito municípios da região estão entre os mais desenvolvidos socioeconomicamente no Brasil, segundo o Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM), divulgado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan). Entre eles, Mococa é o mais bem avaliado, ficando na 16ª posição no Estado de São Paulo e na 23ª colocação no Brasil. Em seguida, está São Carlos com a 19ª posição estadual e 27ª posição nacional.

O ranking tem como base dados oficiais de 2016, que são os últimos disponíveis e leva em consideração as áreas de emprego e renda, educação e saúde com base nas estatísticas oficiais dos respectivos ministérios. Em 2016, Mococa apresentou alto desenvolvimento em saúde e educação, mas em emprego e renda, ficou apenas na faixa moderada. Apenas 431 brasileiros (7,9% do total pesquisado) tiveram avaliação de alto desenvolvimento socioeconômico. Na região, além de Mococa e São Carlos, estão Matão, Gavião Peixoto, Araras, Porto Ferreira, Santa Cruz do Rio Pardo, Leme, Américo Brasiliense, Santa Gertrudes, São Sebastião da Grama, Araraquara, São João da Boa Vista, Descalvado, São José do Rio Pardo, Pirassununga, Corumbataí, Rio Claro e Tapiratiba.

Ranking Dos 42 municípios da região, 18 subiram no ranking, 22 caíram e dois permaneceram na mesma posição (veja tabela abaixo). Entre os que subiram, os maiores destaques foram São Sebastião da Grama, que subiu 209 posições, Trabiju subiu 184, Santa Rita do Passa Quatro subiu 174, Boa Esperança do Sul subiu 139 e Gavião Peixoto subiu 109 posições.

As que mais caíram foram Analândia, que caiu 207, Itirapina caiu 173 posições, Conchal caiu 109, Santa Lúcia caiu 108, Itobi caiu 94 e Santa Cruz da Conceição caiu 84.

FONTE: EPTV

Tags
Show More

Máterias relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close

Adblock Detected

Please consider supporting us by disabling your ad blocker