PolíticaSanta Cruz da Palmeiras

Apesar de chuvas, Santa Cruz das Palmeiras só tem fornecimento de água normal 3 vezes por semana

Racionamento já dura mais de 3 meses e moradores podem ser multados por desperdício.

Única cidade da região com racionamento de água há mais de 3 meses, Santa Cruz das Palmeiras (SP) tem fornecimento normal apenas três vezes na semana. Os moradores, que consomem de 9 a 10 milhões de litros por dia, reclamam da situação.

A diminuição do fornecimento de água acontece desde o dia 28 de junho. As represas que abastecem a região já recuperaram 70% da capacidade e aos poucos a distribuição de água deve voltar ao normal. Agora, o fornecimento de água está liberado as terças, quintas e sábados. Nos outros dias, é interrompido das 7h às 16h.

“Nós conseguimos aumentar a captação de água bruta, nós aumentamos a represa, canalizamos minas que eram desperdiçadas. Aliado a essas chuvas a gente conseguiu amenizar o racionamento”, afirmou o prefeito de Santa Cruz das Palmeiras, Zé da Farmácia (Patriota).

Impactos e desperdício

Os clientes do cabeleireiro Jeferson Soares dos Santos já não tem mais o mesmo conforto de meses atrás. “Por causa da falta de água fica difícil para fazer química no cabelo e também para lavar o cabelo”, disse. Lavar quintais, calçadas ou carros só é permito aos sábados. Caso alguém seja pego fazendo isso, pode levar multa de um salário mínimo.

“Existe o racionamento e a gente liberou aos sábados para lavar as casas e os quintais. As pessoas precisam começar a entender que se não houver o uso racional da água ela vai faltar”, disse o prefeito. Mesmo que o tempo tenha ajudado, o racionamento mais rigoroso pode voltar, então é melhor evitar o desperdício. “Só gastar o necessário, quando vai arrumar cozinha, não deixa torneira aberta, para tomar banho, a água da máquina a gente aproveita no quintal”, ressaltou o aposentado Pedro Sabino de Almeida.

FONTE: EPTV

Tags
Show More

Máterias relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close

Adblock Detected

Please consider supporting us by disabling your ad blocker