Ordem Franciscana da Paróquia Santa Rita comemora seus 20 anos

No último dia 11 a Ordem Franciscana Secular Coluna da Igreja comemorou seus 20 anos de missão, na Paróquia Santa Rita de Cássia, em Santa Cruz das Palmeiras. Para comemorar o momento de graça, foi entronizada, na Igreja Matriz de Santo Antônio, a imagem de Santa Clara de Assis, que em tudo viveu o carisma franciscano, trilhando os passos de São Francisco de Assis.
A Ordem Franciscana Secular, segundo consta, é constituída por fraternidades abertas a todos os cristãos seculares. Nelas há lugar para jovens, para casados, viúvos e celibatários no mundo; para clérigos e leigos; para todas as classes sociais, todas as profissões, para todas as raças; para homens e mulheres. Há lugar para todos porque se busca viver segundo o Santo Evangelho como irmãos e irmãs da penitência.
Os franciscanos seculares constituem uma verdadeira ordem na Igreja. Não formam um mero movimento ou associação qualquer, mas uma ordem reconhecida como tal pela Igreja, que lhe apresenta uma forma de vida chamada Regra.
Ainda sobre a Ordem, Frei Almir Ribeiro Guimarães diz em um texto que: “vivemos a hora dos leigos na Igreja. Nunca se falou tanto deles. Nunca os documentos da Igreja tanto marcaram sua importância. Muitos leigos ingressam em grupos de vivência cristã onde buscam acertar os passos e perseguir o ideal da santidade no meio do mundo. Entre esses tantos grupamentos de leigos estão os franciscanos seculares. Pertencem eles à Ordem Franciscana Secular (OFS). Esses seculares franciscanos respondem a um apelo. Sentem um chamado. Não entram numa associação piedosa, mas ingressam no seio de uma família, de uma Mãe, de uma Ordem que os acolhe, recebe sua profissão/promessa de seguimento do Evangelho no meio do mundo e se dispõe a levá-los, se eles colaborarem, a uma santidade de vida, à maneira de Francisco e de Clara. Falar em seio é falar em vida. A Ordem é dom, escola, graça que Deus concede à Igreja. Os seus membros desejam também santificar o mundo. Se deixassem de responder a essa vocação sua vida humana e cristã seria menos luminosa. A vocação é um chamamento que exige respostas e empenho dos que são chamados”.
Foto: Paróquia Santa Rita

Compartilhe:
Share on Facebook
Facebook