Siga-nos

Padre Reginaldo é empossado na Paróquia Nossa Senhora Aparecida em Tambaú

Na última segunda-feira, 24, no Santuário de Nossa Senhora Aparecida e Beato Donizetti, em Tambaú, realizou-se a Posse Canônica da nova Equipe de Presbíteros que estará à frente da Comunidade Católica tambauense, que tem como Pároco e Reitor Reginaldo de Oliveira Carreira, e os Vigários Paroquiais: Pe. Luciano Muterle Guidi (Prefeito do Santuário); Pe. Guilherme Aparecido de Lima e Pe. João Gabriel da Cruz Andrade.
Grande público esteve prestigiando a celebração no Santuário de Nossa Senhora Aparecida, comandada pelo Bispo Diocesano, de São João da Boa Vista, Dom Eugênio Barbosa, e diversos padres.
A partir de agora, o município, que era composto por três paróquias, Santo Antônio, Santuário de Nossa Senhora Aparecida e São Sebastião, o Bispo Diocesano, Dom Eugênio Barbosa Martins, sss, unificou as três comunidades paroquiais em uma única Paróquia, a de Santo Antônio, devido à sua antiguidade histórica.
A sede paroquial passa a ser o Santuário de Nossa Senhora Aparecida e Beato Donizetti, que será o coração espiritual e de celebração da cidade, congregando todas as comunidades católicas da cidade em uma só.
A tradicional Igreja Matriz de Santo Antônio, atualmente em avançado processo de restauração, será reconhecida como Igreja Matriz Histórica, guardando a memória e a devoção ligada ao Beato Donizetti, que ali exerceu seu ministério como pároco.
A Igreja Matriz de São Sebastião volta à condição de capela paroquial, assim como diversas outras capelas presentes tanto na área urbana quanto na zona rural.
Permanece indefinido o futuro da chamada “Nova Igreja Matriz de Santo Antônio”, construída originalmente como “Salão Paroquial Monsenhor Renato Artamendi” e adaptada para uso litúrgico durante a interdição da Matriz Histórica.
Uma das principais novidades é a implantação da Comunidade Presbiteral, novo projeto pastoral da Diocese de São João da Boa Vista para a condução administrativa, pastoral e espiritual do povo de Deus em Tambaú.
A comunidade será formada por padres diocesanos e terá como Pároco e Reitor Reginaldo de Oliveira Carreira, acompanhado por seus Vigários Paroquiais: Pe. Luciano Muterle Guidi (Prefeito do Santuário); Pe. Guilherme Aparecido de Lima e Pe. João Gabriel da Cruz Andrade.
O prefeito de Tambaú, Leonardo Spiga Real, que esteve presente à celebração, fez questão de manifestar seus votos de estima, respeito e profunda consideração à nova Equipe de Presbíteros que, a partir deste momento, estará acompanhando e servindo o povo tambauense nos próximos anos. “Que o ministério de cada sacerdote seja fecundo, guiado pela luz do Espírito Santo e marcado pela caridade pastoral, pela unidade e pela dedicação ao bem comum. Que Deus abençoe esta nova fase da vida paroquial de Tambaú, fortalecendo ainda mais os laços entre Igreja e comunidade, para que, juntos, possam construir caminhos de fé, esperança e serviço fraterno”, disse o chefe do Executivo tambauense.
Relato e foto: Leonardo Spiga Real