Siga-nos

Padre Ricardo Ramos recebe Título de Cidadão Palmeirense

Em uma cerimônia marcada por emoção e reconhecimento, o padre Ricardo Antônio Ramos, pároco da Paróquia Santa Rita de Cássia, recebeu oficialmente o Título de Cidadão Palmeirense, concedido pela Câmara Municipal de Santa Cruz das Palmeiras como forma de agradecer pelos relevantes serviços prestados à comunidade.
A solenidade ocorreu na noite da última sexta-feira, 28, reunindo autoridades, familiares, fiéis e membros de diversas pastorais da paróquia, que compareceram para prestigiar o sacerdote. Durante a entrega da honraria, vereadores destacaram o trabalho evangelizador, social e comunitário desenvolvido pelo padre ao longo dos anos, ressaltando sua dedicação às famílias, aos jovens e às ações solidárias.
A propositura foi apresentada pelo vereador Jaime Piran, que fez um breve relato sobre a trajetória do homenageado. Natural de Caconde, padre Ricardo foi ordenado Presbítero na Catedral Diocesana de São João da Boa Vista em 1º de maio de 2014. Assumiu como pároco da Paróquia Santa Rita de Cássia em 10 de fevereiro de 2021.
Seu currículo acadêmico inclui Bacharelado em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2013), com convalidações pela PUC-SP (2014) e pela Faculdade Paulo VI (2016); formação em Filosofia pelo Instituto Diocesano de Filosofia Coração de Maria (2007); Especialização em Bioética e Mestrado em Filosofia pelo Ateneu Pontifício Regina Apostolorum, em Roma (2010); Curso em Práxis Administrativa Canônica pela Congregação do Clero, no Vaticano (2010); além de Especialização em Cristologia (2021) e Licenciatura em História (2025), pelo Centro Universitário Claretiano.
Em seu discurso, padre Ricardo agradeceu a homenagem e afirmou receber o título com grande alegria e humildade.
“Ser reconhecido por esta cidade, que me acolheu com tanto carinho, é um presente de Deus. Este título aumenta ainda mais meu compromisso com o povo palmeirense”, declarou.
O evento foi encerrado sob intensos aplausos e manifestações de carinho, reforçando a importância do sacerdote para a vida religiosa e social de Santa Cruz das Palmeiras.
Agradecimento
Em sua rede social, o padre disse o seguinte: “Agradeço a fala de todos! Dentre as características minhas que destacaram, falo da simplicidade, de fato venho de uma família pobre e simples. Disseram também que sou um ‘bom gestor’, isso me emociona porque sempre a questão administrativa me aterrorizou, graças à ajuda de outras pessoas é possível realizar esse trabalho. Por fim, falaram de uma ‘conduta exemplar’, essa expressão vejo como um ‘tanto pesada’, já que nós padres somos humanos e sujeitos aos erros, compreendo-a como um reconhecimento de vossa parte do esforço que fazemos em corresponder à missão que recebemos. Por fim, manifesto minha gratidão por esta honraria, o meu profundo respeito e carinho por esta cidade (Santa Cruz das Palmeiras) e por tudo o que ela já significa em minha história pessoal”.