Paróquia Santa Cruz comemora 135 anos de criação

Na última segunda-feira, 26, a Paróquia Santa Cruz comemorou 135 anos de criação. Tudo começou no dia 26 de agosto de 1884. Por provisão de Dom Lino Deodato Rodrigues de Carvalho, bispo diocesano de São Paulo, foi instituída canonicamente em Paróquia, na forma do Sagrado Concílio Tridentino, a então Freguesia da Capela de Santa Cruz das Palmeiras, filial da Matriz de Casa Branca.
Para comemorar a data, a Pastoral da Comunicação da Paróquia produziu um vídeo de vinte e um minutos e sete segundos, com participação do jornalista Luiz Affonso Mendes Junior, expondo sobre dados históricos da Paróquia; do pároco, padre André Luiz Passos, falando dos 135 anos e, de modo especial, de seus dias atuais; da jovem paroquiana Maria Clara Falco, apresentando e descrevendo o novo Brasão Paroquial; e do poeta Francisco Bueno, discorrendo sobre a criação do Hino da Paróquia, sendo algumas informações desconhecidas dos paroquianos. Esse vídeo encontra-se disponível na página da Paróquia do Facebook (Programa “Missão Vida”), e no Youtube.
Encerrando a comemoração, foi celebrada na data comemorativa, às 19h30, pelo padre André, na Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus, Missa de Ação de Graças, que contou com expressivo número de fiéis.
Sobre o novo Brasão da Paróquia (descrição heráldica)

O escudo azul no brasão nos lembra a Igreja e Maria. Maria é tipo e modelo da Igreja que nos acompanha, guia e orienta em todos os nossos passos para sermos membros vivos nesse corpo que é a Igreja.
No centro do escudo azul está a Santa Cruz em dourado. A Cruz dourada nos lembra que o Senhor Jesus está ressuscitado.
Sobre a Cruz, ao centro, encontramos o Sagrado Coração de Jesus, fornalha ardente de amor, lembrando a consagração de nossa Paróquia ao Sagrado Coração de Jesus, a quem foi dedicada a nossa Igreja Matriz.
Ao redor do escudo azul temos os lírios brancos que representam as Pastorais, os Movimentos, as Comunidades e grupos que vivificam a nossa Paróquia, que, através de seu empenho e compromisso, florescem e perfumam a Igreja de Cristo.
Na base do escudo temos a indicação nominal da Paróquia e a cidade onde estamos: Paróquia Santa Cruz, Santa Cruz das Palmeiras-SP.
Por fim, no fundo do escudo está a cruz que indica que esse é o brasão de uma paróquia. E na parte superior dessa cruz, no centro, está o cordeiro, que nos recorda nossa pertença à Diocese de São João da Boa Vista.
Autor do Brasão: padre André Luiz Passos
Sobre o Hino da Paróquia
A apresentação oficial do Hino Paroquial ocorreu na Missa Solene de 14 de setembro de 2003, Dia da Padroeira. A ideia de sua criação surgiu do então pároco, padre Wladimir Porreca, que instaurou a abertura de um concurso para sua escolha.
Os interessados deveriam, primeiramente, apresentar, sob pseudônimo, a letra para consideração do uso correto da língua portuguesa, após o que, já com a música elaborada, seis músicos de nossa cidade classificaram as três que concorreriam à escolha final, realizada no Salão Paroquial, no dia 14 de agosto de 2003, com a presença de grande número de paroquianos. Os três hinos foram julgados por uma Comissão formada por nove pessoas de nossa comunidade, com notas de zero a cinco. Após o julgamento é que foi revelado o nome real dos concorrentes, que, até então, como já dito, se utilizavam de pseudônimo.
O hino vencedor, com 45 pontos, tem como autores: Letra – Francisco Bueno; Música – Arlindo Bueno Filho (irmão do autor da letra); Vozes – Paulinho, a quem coube a produção do CD, e sua esposa Cida, conhecidos artisticamente por Alma e Lua, primos de Francisco e Arlindo, ela falecida em 29 de março de 2015; músico e técnico de gravação – Christopher Costa, falecido no dia 16 de fevereiro de 2019; transcrição da partitura – Paulinho Ferriolli, todos da vizinha cidade de Casa Branca, valendo a pena registrar que a nossa Banda Municipal, sob a regência do maestro Luis Carolino Franco de Camargo, criou uma belíssima orquestração para apresentação em eventos paroquiais.
Reportagem / Colaboração: Francisco Bueno / Foto: Gazeta Palmeirense