Paróquia Santa Cruz comemora 139 anos de fundação

No último dia 26 de agosto, a Paróquia Santa Cruz comemorou 139 anos de fundação. A data foi celebrada com missa na Igreja Matriz do Sagrado Coração de Jesus, presidida pelos padres André Luiz e Fernando Augusto.
A Paróquia Santa Cruz, primeira paróquia da cidade, foi fundada por Dom Lino Deodato Rodrigues de Carvalho, então bispo de São Paulo, em 1884. Por mais de 110 anos foi a única paróquia da cidade de Santa Cruz das Palmeiras, e de seu desmembramento foram criadas as Paróquias Santa Rita de Cássia (1995) e Nossa Senhora do Rosário (2015).
A paróquia é o grande marco do surgimento do município. A cidade surge com a autorização de culto religioso dada por Dom Sebastiao – Bispo de São Paulo, em 28 de março de 1868, a Manoel Valério do Sacramento. A partir dessa autorização, uma capela, com a colaboração dos moradores, foi erigida a trezentos metros do córrego das Palmeiras, em terras de Manoel Valério, a primeira capela foi dedicada a Santa Cruz.
A data de inauguração é 03 de maio de 1876 (data histórica e oficial da fundação da cidade de Santa Cruz das Palmeiras). Em 15 de março de 1878, a Condessa Maria Eugenia Monteiro de Barros propõe a regularização das terras da Fazenda Palmeiras e sugere a formação do patrimônio de Santa Cruz.
Com a atitude visionária da Condessa, e com a colaboração dos proprietários das terras, em 10 de agosto de 1881 a Capela é elevada à categoria de Freguesia e, finalmente, em 26 de agosto de 1884, Dom Lino Deodato atende ao pedido dos moradores, estabelecendo a delimitação dos limites das terras, desmembrando da Matriz de Casa Branca.
Em clima de muita festa no povoado, os moradores celebram a notícia da criação da paróquia. E subsequentemente à criação da paróquia, em 18 de setembro de 1884 foi nomeado como seu primeiro vigário (pároco) o Reverendo Padre José Evangelista Franco.
Em 03 de maio de 1894 é inaugurada a matriz antiga — Igreja Santa Cruz, hoje restaurada, e muito bem conservada. Em 27 de dezembro de 1922 é inaugurada a nova matriz — Igreja do Sagrado Coração de Jesus –, sendo sua grande benfeitora a Condessa Maria Eugenia Monteiro de Barros.
Passados 139 anos da fundação, a Paróquia Santa Cruz acaba de celebrar 100 anos da inauguração da Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus, que foi totalmente restaurada externamente e está em processo de restauro da pintura interna.
A paróquia é muita ativa em suas atividades pastorais, com grande representação de pastorais, movimentos, ministérios e comunidades. Acabou de realizar a tradicional quermesse de Santa Cruz e, agora, de 05 a 13 de setembro, celebra a Novena, e a grande festa da Padroeira no feriado santo do dia 14 de setembro, Dia da Festa da Exaltação da Santa Cruz, com missa celebrada às 8 horas na Igreja Matriz do Sagrado Coração de Jesus.
Col.: Elton Micheti-colaborador da Gazeta Palmeirense

Compartilhe:
Share on Facebook
Facebook