Siga-nos

Paróquia Santa Cruz comemora 141 anos de fundação

Na última terça-feira, 26, a Paróquia Santa Cruz, de Santa Cruz das Palmeiras, situada no Centro da cidade, comemorou 141 anos de fundação. A data foi celebrada com missa na Igreja Matriz do Sagrado Coração de Jesus, presidida pelos padres André Luiz e Fernando Augusto.
Durante todo o dia houve homenagens dos fiéis nas redes sociais da Paróquia. Como já é de conhecimento da maioria das pessoas, segundo o historiador Elton Micheti, a Paróquia Santa Cruz, primeira paróquia da cidade, foi fundada por Dom Lino Deodato Rodrigues de Carvalho, então bispo de São Paulo, em 1884. Por mais de 110 anos foi a única paróquia da cidade de Santa Cruz das Palmeiras, e de seu desmembramento foram criadas as Paróquias Santa Rita de Cássia (1995) e Nossa Senhora do Rosário (2015).
A paróquia é o grande marco do surgimento do município. A cidade surge com a autorização de culto religioso dada por Dom Sebastiao – Bispo de São Paulo, em 28 de março de 1868, a Manoel Valério do Sacramento. A partir dessa autorização, uma capela, com a colaboração dos moradores, foi erigida a trezentos metros do córrego das Palmeiras, em terras de Manoel Valério — a primeira capela foi dedicada a Santa Cruz.
A data de inauguração foi dia 03 de maio de 1876 (data histórica e oficial da fundação da cidade de Santa Cruz das Palmeiras). Em 15 de março de 1878, a Condessa Maria Eugenia Monteiro de Barros propõe a regularização das terras da Fazenda Palmeiras e sugere a formação do patrimônio de Santa Cruz. Com a atitude visionária da Condessa, e com a colaboração dos proprietários das terras, em 10 de agosto de 1881 a Capela foi elevada à categoria de Freguesia e, finalmente, em 26 de agosto de 1884, Dom Lino Deodato atende ao pedido dos moradores, estabelecendo a delimitação dos limites das terras, desmembrando da Matriz de Casa Branca.
Em clima de muita festa no povoado, os moradores celebraram a notícia da criação da paróquia. E subsequentemente à criação da paróquia, em 18 de setembro de 1884 foi nomeado como seu primeiro vigário (pároco) o Reverendo Padre José Evangelista Franco.
Em 03 de maio de 1894 é inaugurada a matriz antiga — Igreja Santa Cruz, hoje restaurada, e muito bem conservada. Em 27 de dezembro de 1922 é inaugurada a nova matriz — Igreja do Sagrado Coração de Jesus –, sendo sua grande benfeitora a Condessa Maria Eugenia Monteiro de Barros.
Passados 139 anos da fundação, a Paróquia Santa Cruz acaba de celebrar 100 anos da inauguração da Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus, que foi totalmente restaurada no ano passado. A paróquia é muito ativa em suas atividades pastorais, com grande representação de movimentos, ministérios e comunidades.
Nesta data está sendo realizada a tradicional quermesse de Santa Cruz. Na sequência, acontece, de 05 a 13 de setembro, a Novena, e a grande festa da Padroeira, que este ano será no domingo, 14 de setembro, Dia da Festa da Exaltação da Santa Cruz. As comemorações serão realizadas na Igreja Matriz do Sagrado Coração de Jesus.
Fotos: Arquivo/Felippe Antônio