A Paróquia Santa Rita de Cássia, situada no Bairro Ada Dedini, em Santa Cruz das Palmeiras, deu posse ao novo Conselho de Assuntos Econômicos Paroquiais (CAEP). A cerimônia se deu na missa do último domingo, 17, na Igreja de Santo Antônio, situada no mesmo Bairro. Grande número de pessoas esteve prestigiando o evento. Entre elas, familiares, amigos e convidados dos empossados, que estarão à frente dos trabalhos, por dois anos.
O pároco, Ricardo Ramos, em rede social da Igreja, falou da importância do CAEP, agradeceu os que estavam saindo e pediu graças para os que estavam assumindo. Disse ele: “Na vida da Igreja, cada serviço tem o seu valor. E há um serviço discreto e essencial, o CAEP – Conselho de Assuntos Econômicos Paroquiais. Rezamos em ação de graças por aqueles que dedicaram suas vidas nos últimos dois anos e pedimos a Deus, pela intercessão da Virgem Maria, que o novo Conselho seja integrado por fiéis prudentes e administradores da graça que receberão”.
O que o CAEP?
O Conselho de Assuntos Econômicos Paroquiais (CAEP) é constituído por um grupo de fiéis, escolhidos de acordo com o Direito Universal e pelas normas dadas pelo Bispo Diocesano, que tem por objetivo, auxiliar o pároco na administração dos bens da paróquia (refletir sobre as necessidades materiais, planejar e coordenar o trabalho em comunhão com o pároco).
O CAEP é o órgão representativo da comunidade paroquial, que, sob a presidência do pároco, colabora na administração dos bens da paróquia, atendendo às necessidades pastorais definidas pelo pároco com o Conselho Pastoral Paroquial (CPP). É distinto do Conselho Paroquial de Pastoral ou de comissões de festas e obras. O CAEP é presidido pelo pároco ou administrador paroquial, não podendo se reunir sem a sua presença ou de uma pessoa por ele especialmente indicada para presidir a reunião.
Para a constituição do CAEP, devem ser escolhidas pessoas responsáveis, católicas, dignas, honestas, conscientes de seu papel, disponíveis e capazes no campo administrativo. Ele será constituído, por, no mínimo, 05 (cinco) membros, sem direito a remuneração. Os membros são escolhidos pelo pároco e aprovados pelo Conselho Paroquial e pelo Conselho Econômico Diocesano. O mandato de seus membros é de 2 (dois) anos. Vagando algum cargo, o próprio CAEP escolherá um substituto para completar o mandato do membro desistente ou impedido. Os membros podem ser reconduzidos ao cargo na eleição seguinte apenas uma vez. O CAEP É obrigatório e deve existir em todas as paróquias.












