Pastorais dos Coroinhas realizam mais um encontro

No penúltimo domingo, 14, as Pastorais dos Coroinhas e Acólitos das três Paróquias de Santa Cruz das Palmeiras realizaram mais um encontro que serviu de formação, oração e convivência.
O evento teve início com uma missa na Igreja do Sagrado Coração de Jesus, no centro da cidade, celebrada pelo vigário paroquial, padre Fernando, contando com a presença de coroinhas, seus familiares e amigos, e a comunidade católica. Após a Santa Missa, os coroinhas e acólitos seguiram para o Salão Paroquial São José para a continuação do Encontro, onde todos puderam conviver um dia de oração, alegria e confraternização.
Participaram da atividade grande número de jovens e seus pais, que atuam nas paróquias Santa Cruz, Nossa Senhora do Rosário e Santa Rita de Cássia. Os jovens foram divididos em grupos para participação de oficinas específicas para o serviço ao altar, conduzidas pelos seminaristas de cada Paróquia.
Durante o encontro, diversos palestrantes discorreram sobre diversos assuntos, entre estes um dos trabalhos mais importantes: o serviço ao altar e ao próximo. Os participantes aprenderam que, segundo os mandamentos católicos, servir ao altar não é apenas ajudar o padre, transportar os objetos litúrgicos ou executar as funções que lhe são próprias. Servir ao altar é muito mais: é participar do Mistério Pascal de Cristo, ou seja, da Paixão-Morte-Ressureição de Cristo. Servir ao altar é estar aos pés da cruz, é contemplar o Cristo ressuscitado com os olhos da fé e viver alegremente o Evangelho.
Estar a serviço do próximo é estar pronto para a doação e a entrega, é ser amparo e consolo para os que necessitam, é saber amar e viver a caridade. A vida de Cristo foi dedicada a servir o próximo. Da mesma forma, o coroinha é chamado a servir como Cristo.
O jovem deve demonstrar que vive sua fé, que observa os Mandamentos de Deus e que procura sempre ser justo e correto. Deve continuamente dar testemunho de que Cristo é o seu Senhor e Mestre.
Ser coroinha é viver a Eucaristia, é viver Cristo em todos os momentos da vida. A Eucaristia é a fonte de todas as graças, é alimento que fortalece a alma e nos conduz ao Pai. Ao viver a Eucaristia, o coroinha vive o seu ministério de serviço com mais dignidade, dedicação, oração e amor e, assim, santifica-se e aproxima-se cada vez mais de Deus.

Compartilhe:
Share on Facebook
Facebook