Siga-nos

Polícia Ambiental apreende aves silvestres mantidas em cativeiro irregular

No último sábado (11), durante a Operação Impacto/SP Sem Fogo, uma equipe da Polícia Militar Ambiental flagrou a manutenção irregular de aves silvestres em cativeiro, no município de Santa Cruz das Palmeiras.

A ação foi realizada pela viatura A-05205, composta pelo Cabo Rodrigo e pelo Soldado Monteiro, após o recebimento de uma denúncia anônima. No local, os policiais constataram a presença de diversas aves da fauna silvestre mantidas sem a devida licença do órgão ambiental competente.

Foram apreendidas quatro aves da espécie Trinca-ferro (Saltator similis), um Bicudo (Sporophila maximiliani), um Currupião (Icterus jamacaii) e um Galo-da-campina (Cardeal-do-nordeste), além de sete gaiolas utilizadas no cativeiro.

Durante a vistoria, a equipe verificou que uma das espécies encontradas, o Bicudo, consta na Portaria MMA nº 148, na categoria de “ameaçada de extinção”. Diante disso, foi lavrado Auto de Infração Ambiental (BOA nº 15248/25), com multa no valor total de R$ 8.000,00, conforme o artigo 25, parágrafo 3º, inciso III, da Resolução SIMA 05/21, sendo aplicada a penalidade de multa simples.

As aves da espécie Trinca-ferro foram reintroduzidas em seu habitat natural, enquanto as demais foram encaminhadas provisoriamente à ONG A.A.D.A.S., até que haja disponibilidade de vaga em um centro de reabilitação autorizado.

A ocorrência foi encaminhada, via ofício, ao Distrito Policial de Santa Cruz das Palmeiras, para os devidos procedimentos legais e apuração conforme a Lei de Crimes Ambientais (Lei Federal nº 9.605/98).