O Capitão PM Ivo de Moraes, comandante da 2ª Companhia de Policiamento Ambiental, apresentou na noite de quinta-feira (29) os resultados parciais da Operação Piracema na região. A unidade é responsável pelo policiamento ambiental em 52 municípios, abrangendo os pelotões de Pirassununga, São João da Boa Vista e Rio Claro.
Até aquele momento, a operação contabilizava mais de 460 horas de patrulhamento náutico, com a lavratura de 58 autos de infração ambiental, resultando em multas que ultrapassam R$ 91 mil. As ações têm como principal objetivo a preservação do ciclo reprodutivo dos peixes, período em que a pesca sofre restrições legais.
Além do caráter repressivo, com a apreensão de redes de pesca e embarcações utilizadas de forma irregular, a Polícia Militar Ambiental destacou o trabalho preventivo desenvolvido durante a operação. Ao todo, mais de 600 pescadores foram abordados e 29 ações de Educação Ambiental foram realizadas, orientando a população sobre a importância da preservação dos recursos naturais.
Números da Operação Piracema na região:
Multas aplicadas: R$ 91.734,38; Pescadores abordados: 604; Pescado apreendido: 371; quilos, sendo 289 quilos doados e 34 quilos reintroduzidos ao habitat natural; Patrulhamento náutico: 467 horas de navegação e; Apreensões: 1.124 metros de redes e três embarcações.
Segundo a Polícia Militar Ambiental, as fiscalizações seguem intensificadas durante todo o período da Piracema, reforçando o compromisso com a proteção ambiental e a sustentabilidade dos rios e represas da região.











