Prefeitura anuncia racionamento de água a partir de segunda-feira

A Prefeitura de Santa Cruz das Palmeiras anunciou, em seu perfil em rede social, na última terça-feira, dia 12, que vai iniciar um racionamento de água na cidade, a partir da próxima segunda-feira, dia 18. A princípio, o corte no fornecimento vai ocorrer das 6h às 16h, todos os dias da semana, sendo permitida a lavagem das dependências das residências e comércios, somente nas quintas-feiras, com água de reuso.
Ainda segundo o comunicado, a medida foi adotada devido à falta de chuvas dos últimos dias e o baixo nível das represas que abastecem a cidade.
Não há um prazo definido para o fim do racionamento, que pode ser suspenso a qualquer momento, desde que chova com bastante intensidade, para que seja solucionado o problema da baixa vazão dos reservatórios. A prefeitura, visando coibir desperdícios de água, alerta a população para que evitem ações como lavar quintais, calçadas, ou veículos em residências, molhar vias públicas, entre outras.
Se por acaso não houver consciência por parte da população, o horário de racionamento poderá aumentar para que não falte o precioso líquido. Para que isso não aconteça, algumas atitudes simples e práticas podem amenizar o sério problema da falta de água. Como, por exemplo: feche o chuveiro enquanto se ensaboa durante o banho; escove os dentes com a torneira fechada e depois enxágue a boca; verifique se há vazamentos pela casa; se houver, repare-os; use a água da lavagem de roupas para lavar alguns cômodos da casa; varra o chão da calçada sem jogar água; regue as plantas com regador e não mangueiras; feche bem as torneiras e o registro dos chuveiros para evitar o gotejamento de água; use válvulas econômicas (peneirinhas) nas torneiras da casa; ensaboe a louça antes de enxaguá-la; escolha modelos de vaso sanitário com caixa acoplada, pois eles gastam menos água; consuma de forma consciente qualquer produto, pois tudo depende da água para ser produzido, desde uma maçã até um vestido da moda.

Compartilhe:
Share on Facebook
Facebook