Prefeitura conscientiza população sobre destinação do lixo

O Brasil é um dos maiores produtores de lixo do mundo, mas, segundo os especialistas, ainda é um país muito atrasado em relação ao descarte e à coleta de lixo. As principais produtoras de resíduos são as empresas, por isso elas devem trabalhar atentas ao tema e procurar soluções acerca dele.
De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, coleta seletiva é a coleta diferenciada de resíduos que foram previamente separados segundo a sua constituição ou composição, ou seja, resíduos com características similares são selecionados pelo gerador (que pode ser o cidadão, uma empresa ou outra instituição) e disponibilizados para a coleta separadamente.
A coleta de lixo é uma responsabilidade de todos. Independentemente do tipo de negócio, a empresa tem a responsabilidade de separar e fazer a coleta seletiva. Essa atitude é que evita o descarte inadequado no meio ambiente e evita os acidentes ambientais, acúmulo nas ribanceiras dos rios, entulhos nos esgotos e contaminação das águas, entre outros.
A conscientização das empresas consideradas grandes geradores de resíduos é essencial para manter os negócios enquadrados nas leis de coleta e armazenamento de resíduos.
Os resíduos devem ser cuidadosamente descartados, pois muitos de seus componentes podem ser maléficos para a natureza. Por isso, é fundamental se informar sobre o assunto.
É isso que a prefeitura de Santa Cruz das Palmeiras está fazendo para conscientizar a população sobre como fazer a separação. Para tanto, está reunindo-se com os profissionais, comerciantes e empresários de diversos setores.
Os encontros e palestras são realizados na Fomenta por funcionários e chefes de setores da municipalidade. O primeiro encontro se deu na penúltima quarta-feira (24/02) com os donos das oficinas mecânicas, elétricas, marcenarias, serralherias e borracharias.
As empresas terão que fazer um cadastro para dar a destinação correta do lixo, que não poderá ser mais ser descartado com o lixo comum.
Uma empresa contratada vai mandar um transbordo para a cidade para fazer a coleta desse material, dando-lhe o destino correto.
Na última quarta-feira (03), a reunião foi com as empresas e autônomos que compram e vendem materiais recicláveis.

Compartilhe:
Share on Facebook
Facebook