Siga-nos

Prefeitura continua cortando árvores por toda a cidade

A Prefeitura de Santa Cruz das Palmeiras segue cortando, drasticamente, árvores por toda a cidade. Desde quando assumiu o mandato, o prefeito Fernando Stocco começou a cortá-las. Primeiro foram as da Avenida 15 de Novembro, no Centro, afirmando que estavam correndo risco de queda e que poderiam causar acidentes. Mas o que se viu foi um corte de todas as árvores, principalmente das que não tinham nem dois metros de altura, deixando o local completamente sem sombra, causando revolta em muitos moradores.
Além das árvores da Avenida, as vítimas do prefeito foram agora as árvores centenárias que estavam em frente ao Velório do Cemitério Municipal, que também acabaram sendo cortadas na semana passada, causando mais reclamações na maioria da população, pois elas faziam sombras para abrigar as pessoas que vão ao Velório velar os seus entes queridos. As sombras serviam para que todos pudessem ali sentar-se nos bancos e esperar a hora do enterro, já que as salas são pequenas não cabe muita gente e o local recebe muito sol, principalmente na parte da tarde.
Com a retirada das árvores, os bancos de cimento, que eram usados por todos, ficaram expostos ao sol, o que gerou mais reclamações das pessoas, principalmente das que residem próximas ao local e que também usavam esses bancos para descansar nos dias de calor.
A importância das árvores em ambientes urbanos é inquestionável. Áreas verdes contribuem para a regulação do clima, ajudam a absorver gases poluentes e águas da chuva, além de fornecerem condições de sobrevivência para espécies animais. Isso para citar apenas alguns benefícios. Entretanto, nada disso está sendo suficiente para a Prefeitura de Santa Cruz das Palmeiras desistir de cortar árvores na cidade. Pelo que se sabe, muitas ainda serão cortadas em outros setores.
Por oportuno, vale a pena lembrar que há uma lei municipal dispondo que constitui infração, entre outras ações, cortar, suprimir, remover, matar, realizar anelamento ou podar árvores plantadas em vias ou logradouros públicos. Assim, se alguém cortar alguma árvore em frente à sua casa, mesmo que esteja causando algum transtorno, recebe multa pesada.
Uma coisa é certa: até agora, o prefeito Fenando Stocco está deixando um legado de que foi o administrador que mais árvores cortou em Santa Cruz das Palmeiras. A continuar assim, no final de seu mandato, não existirá uma árvore sequer para fazer sombra.
A baixo, algumas das arvores que foram vítimas da fúria da moto serra do prefeito.