Prefeitura faz reparos na fiação de iluminação após furto de cabos

Ação de vândalos, que, mais uma vez, furtaram o cabeamento de iluminação pública para vender ou trocar no mundo no crime, deixou a Avenida Dionísio Bortolotto, uma das entradas principais da cidade, às escuras. Por isso, na semana passada, equipes da Prefeitura de Santa Cruz das Palmeiras recolocaram uma nova fiação em toda a sua extensão, mas, desta vez, com fios de alumínio, que não possuem valor comercial.
Segundo a administração, essa prática de roubo de fios está se tornando muito comum na cidade, acarretando prejuízos tanto para os moradores como para o município, que, em vez de atender novos locais, acaba por realizar o mesmo trabalho que já foi feito nos mesmos locais, por conta da ação de criminosos.
Ainda segundo os funcionários públicos que realizam o trabalho de recuperação da fiação, é recorrente esses furtos, pois já foram registradas várias ocorrências de roubo de cabos, tanto nas ruas quanto nos locais de pouco movimento. Um desses furtos ocorreu recentemente no Centro de Lazer do Trabalhador Luís Piccolo, na Antiga Estação, onde seriam realizadas as festividades de aniversário da cidade, que tiveram de ser deslocadas para outro local.
Para inibir ou dificultar os furtos, a prefeitura está trocando os cabos por outros que não têm valor comercial. A Polícia Militar, Polícia Civil e Guarda Municipal também realizam rondas noturnas a fim de descobrir quem são os ladrões de fios e danos causados ao patrimônio público. A administração também está trabalhando ostensivamente na modernização da iluminação pública com luminárias de LED na maioria das ruas da cidade.
O prefeito Zé da Farmácia enfatiza que “furtar ou ser receptor de cabos é crime, e qualquer cidadão pode denunciar a prática de vandalismo aos órgãos competentes, pois se enquadra em depredação do patrimônio público e, além de colocar em risco a segurança dos moradores, pode causar danos materiais ou à própria vida”.

Compartilhe:
Share on Facebook
Facebook