A chegada da frente fria, que atingiu todo o sul e sudeste do Brasil neste final de semana, fez com que as temperaturas ficassem muito baixas. Por esse motivo, a Prefeitura Municipal de Santa Cruz das Palmeiras, através do seu Setor de Assistência Social, preparou um abrigo para acolher as pessoas que vivem e dormem nas ruas, durante a passagem da frente fria. O espaço está localizado no Salão da Terceira Idade “Antônia Bortolon Bianchini”, no Centro de Lazer do Trabalhador Luiz Piccolo (Antiga Estação). A acolhida se inicia por volta das 19 horas, finalizando às 6 horas da manhã. O atendimento deve se estender até o próximo domingo ou enquanto durar o período de frio.
Segundo os organizadores do local, além do distanciamento necessário em virtude da pandemia do novo Coronavírus, durante a acolhida todos vão receber cobertores, kit de higiene pessoal, café da manhã, podendo tomar banho. Se as pessoas não quiserem ir ao ponto de acolhimento, a equipe do Departamento Social e a Guarda Municipal realizam abordagens, mostrando o endereço do local. Quando há resistência, o que costuma ocorrer, os guardas oferecem cobertor. Lembrando que não haverá transporte até o abrigo. Qualquer cidadão que encontrar alguma pessoa em situação de rua e quiser ajudar poderá encaminhá-la até o local, que, como já dito, começa a atender a partir das 19 horas. Ainda segundo informações, na primeira noite compareceram apenas três pessoas, que tomaram café pela manhã e saíram, prometendo retornar à noite.
As pessoas podem ajudar fazendo doação de roupas, especialmente moletons, calças e camisas para adultos. As doações são recebidas no Paço Municipal em horário comercial, no Fundo Social da Rua 13 de Maio, ou, à noite, na sede da Guarda Municipal, na Estação.
