Prefeitura realiza ações para o combate a Dengue na cidade

A prefeitura de Santa Cruz das Palmeiras, por meio de seu Setor de Vigilância Epidemiológica, vem realizando vários trabalhos no combate ao mosquito da Dengue. Semanalmente, os agentes fazem visitas às residências, inspecionando os quintais em busca de recipientes que possam acumular água, onde são produzidas as larvas.
A grande dificuldade dos agentes diz respeito a algumas residências que estão fechadas, e outras em que as pessoas não permitem a sua entrada para a vistoria.
Estão sendo feitas também nebulização dentro das casas, porém, mesmo assim, a cidade registra grande quantidade de casos de Dengue. Atualmente, segundo informações do Departamento de Saúde, já são registrados mais de 600 casos, número que demonstra a necessidade de intensificação do trabalho e a colaboração dos moradores para entrar nesta luta contra o mosquito transmissor, revistando seus quintais a fim de que a doença não continue se espalhando.
A nova ação de combate à dengue do Controle de Vetores começou na última terça-feira (28/04) e deve eliminar os mosquitos Aedes aegypti adultos, porém toda água parada precisa ser eliminada, porque, caso contrário, nascerão novos mosquitos que transmitirão a doença. O fumacê, realizado com uma máquina emitindo fumaça de cima de um veículo, está sendo feito depois das 18 horas, segundo informações, porque, se fosse feito durante o dia, o sol poderia evaporar o produto, e neste horário também é possível encontrar mais moradores em suas residências.
Justamente por isso, é importante que as pessoas abram suas casas e permaneçam dentro delas, sem sair à rua, enquanto o fumacê é aplicado. A diferença entre o fumacê e a nebulização é o tipo de produto utilizado em relação ao produto aplicado com a bomba costal e o horário de aplicação.
O departamento de Trânsito Municipal auxilia neste importante trabalho de combate à dengue, orientando o trânsito nos locais em que o veículo está passando. A vigilância pede à população que continue evitando acumular depósitos de água parada, até porque, uma vez depositados, os ovos doAedes aegypti conseguem sobreviver por meses. Portanto, não deixe que se formem pilhas de lixo ou entulho em locais abertos, como quintais, praças e terrenos baldios. Outro hábito que faz a diferença é limpar regularmente as calhas.
No mais, lave, semanalmente, com sabão, recipientes, como vasilhas de água do animal de estimação e vasos de plantas. Isso ajuda a eliminar os ovos do Aedes aegypti.

Compartilhe:
Share on Facebook
Facebook