Prefeitura realiza o primeiro Fórum da Saúde Mental

Na última quarta-feira 18, foi realizado em Santa Cruz das Palmeiras, no Teatro de Tábuas, o 1º Fórum de Saúde Mental, com o Tema: “Você não está sozinho!”. O evento teve o objetivo de alertar a população sobre A Prevenção ao Suicídio e comemorar o Setembro Amarelo. Na oportunidade, Dr. Antonio Donizeti Prearo, médico psiquiatra do Ambulatório de Saúde Mental do Município, palestrou sobre o tema “Depressão e sua relação com o suicídio”. Também foi explanado o tema da Rede de Atenção Psicossocial com a assistente social Roberta da Silva Santos, do Centro de Atenção Psicossocial de Santa Rita do Passa Quatro.
Os pacientes da unidade de saúde fizeram uma apresentação das Danças Circulares, terapia realizada como prevenção e tratamento de problemas psiquiátricos, como a depressão e ansiedade. O evento teve a presença do prefeito Zé da Farmácia, da diretora de Saúde Cíntia, do chefe da seção médica Rafael, e de profissionais da Saúde e população em geral.
Realizando o primeiro fórum, o evento marcou o compromisso da atual gestão em tratar com relevada importância o tema Saúde Mental.
Sobre a doença
Depressão, desespero, bullying, baixa autoestima, tristeza, dor emocional, angústia, solidão, falta de vontade de viver e transtornos mentais são alguns dos sinais que podem levar um indivíduo a cometer suicídio. As tentativas de suicídio devem ser consideradas como um alarme por constituírem um importante fator de risco, pois 15% a 25% das pessoas que não conseguiram na primeira vez podem tentar de novo.
Depressão, baixa autoestima, entre outros transtornos psicossociais, não têm rosto, raça, credo, nem classe social. Podem atingir os mais diversos perfis.
Com informações de Assessoria de Imprensa/prefeitura

Compartilhe:
Share on Facebook
Facebook