Prefeitura realiza passeata contra o abuso sexual de criança

Ruas da região central de Santa Cruz das Palmeiras foram tomadas por uma verdadeira corrente de conscientização contra o abuso sexual de crianças e adolescentes na manhã da última sexta-feira, 17. A passeata, promovida pela prefeitura, através do Departamento de Assistência Social, juntamente com o Conselho Tutelar e o CREAS, despertou a atenção para este crime, que, infelizmente, ainda é realidade no Brasil. A mobilização faz parte da campanha Maio Laranja e contou com a parceria do Departamento de Educação, Centro Social Nossa Senhora do Rosário, Projeto João de Barro, com apoio da Guarda Municipal.
O dia nacional de combate a este tipo de abuso é celebrado em 18 de maio e provoca uma forte mobilização em todo país. Um símbolo para alertar que o direito de ser criança e adolescente nunca deve ser violado. “Uma ação muito importante para chamar a atenção da sociedade. Todos devem entrar nesta luta. É inaceitável este tipo de crime, que deve ser combatido e banido da sociedade”, disse a conselheira Tutelar, Maria Helena Assugene.
A concentração da passeata se deu na sede do CRAS, no Bairro Jardim das Palmeiras, de onde os participantes partiram para o percurso que passou por importantes ruas e avenida com a chegada na Praça da Matriz, no Centro. O desfile recebeu aplausos e apoio da população por onde passou. “Este é o momento de sensibilizar as pessoas para que todos enxerguem situações que devem ser combatidas. A proteção das crianças e adolescentes é uma missão de todos nós”, disse a secretária municipal de Assistência Social, Elaine Lepri.
Ainda segundo a secretária, a violência em todas as suas formas, especialmente a sexual, afeta o crescimento saudável e, em países em desenvolvimento como o Brasil, com problemas econômicos, sociais e de direitos humanos, a situação é ainda mais grave. Nesse sentido, a responsabilidade pelo enfrentamento ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes é de toda a sociedade: saúde, família, comunidade, escola e estado.

Compartilhe:
Share on Facebook
Facebook