Professores participam de capacitação sobre queimadas

No período de estiagem, um dos maiores problemas enfrentados pelos municípios é a realização de queimadas. No nosso também não é diferente. Isso se deve principalmente ao fato da proximidade com plantios de cana-de-açúcar, queda de folhas das árvores, queima de lixo e “limpeza” de terrenos baldios.
Sendo assim, a Seção de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente de Santa Cruz das Palmeiras, em parceria com o Departamento de Educação e a Coordenadoria de Defesa Civil (COMDEC), realizou, na última segunda-feira, 26, a capacitação de professores dos 4° anos da rede municipal de ensino sobre Defesa Civil e queimada urbana.
Segundo os organizadores, a ideia inicial é tratar o assunto junto às escolas municipais através do COMDEC, aproximando-o da população e mostrando sua função no município, alertando sobre os riscos à saúde e à vida os problemas ambientais causados pelas queimadas.
Nesse sentido, o professor irá trabalhar o assunto em sala de aula através do gibi da “Operação Corta Fogo” e panfleto de “Como agir no período de estiagem” adquiridos junto à Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil.
O projeto, denominado “Queimada é crime! Vamos apagar essa ideia.”, tem como objetivo desmistificar a função da queimada como ferramenta de “limpeza”, possibilitar o contato da população com a Defesa Civil do município, criar um senso crítico e responsável sobre poluição do ar e os risco oferecidos à vida e tornar o público multiplicador da questão ambiental.

Assessoria de Comunicação – Prefeitura Municipal