Santa Cruz das Palmeiras comemora o Dia do Folclore em grande estilo

O Dia do Folclore é comemorado em 22 de agosto, data escolhida em virtude do criador do termo original “folklore”, William John Thoms, arqueólogo britânico que manifestou oficialmente o cunho da palavra em 22 de agosto de 1846, em uma publicação. Desse modo, o folclore é entendido como um conjunto de práticas e saberes de determinado povo. Esse conjunto tem transmissão geracional e abarca danças, canções, personagens, comidas típicas, narrativas tradicionais, etc.
No Brasil comemora-se o Dia do Folclore, assim como em diversos lugares do mundo, e tem-se como personagens famosos do folclore nacional: o Saci, o Curupira, a Mula Sem Cabeça, a Iara, etc. Nas festas e danças temos o frevo, o bumba meu boi, as festas juninas, a catira, entre outras manifestações. Dois dos principais folcloristas brasileiros foram Mário de Andrade e Câmara Cascudo. A celebração brasileira do Dia do Folclore foi oficializada em 1965 por meio de um decreto federal.
Em Santa Cruz das Palmeiras o dia do Folclore é comemorado todos os anos nas escolas municipais, estaduais e particulares, onde, durante toda a semana, professores fazem questão de mostrar aos seus alunos o significado da data. A maioria realiza trabalhos e desenhos dos personagens famosos do folclore.
Este ano, para melhor comemorar, a Prefeitura, através do seu Setor de Cultura, realizou uma grande festa, que contou com a presença de grande número de pessoas. O evento aconteceu no Centro de Lazer do Trabalhador “Prefeito Luiz Piccolo”, contando com apresentações da banda municipal “Os Pinguins”, apresentação de Capoeira, com alunos do Projeto Escola Viva, que fizeram uma belíssima apresentação, a bateria da escola de samba “Confraria do Samba”, a dupla Alana & Adriano e muito samba com o grupo “Samba do Chicão”. O evento contou ainda com praça de alimentação, entre outros. O Prefeito municipal, Zé da Farmácia, a Primeira-dama, Ana Leila, e o Vice-prefeito, Adriano Martins, estiveram prestigiando as apresentações.
O Prefeito aproveitou para agradecer a todos os participantes, afirmando que o folclore simboliza a cultura popular e apresenta grande importância na identidade de um povo, de uma nação. “Para não se perder a tradição folclórica, é importante que as manifestações culturais sejam transmitidas através das gerações. E nós não podemos deixar de prestigiar e incentivar eventos como estes”, disse.

Compartilhe:
Share on Facebook
Facebook