Santa Cruz das Palmeiras ganha espaço e livro “Coração Jovem”

A partir da próxima terça-feira, dia 3, Santa Cruz das Palmeiras será presenteada com o Espaço e um livro “Coração Jovem”, dos padres Reginaldo e Rodrigo, das paróquias Santa Rita de Cássia e Nossa Senhora do Rosário. Nesta semana, eles falaram, em especial para a Gazeta Palmeirense, sobre estas obras, que serão de suma importância para a nossa cidade.
“A partir de uma frase do Papa Francisco, de março de 2013, nasceu o Projeto CORAÇÃO JOVEM. Ele disse aos jovens, na época: ‘Vós tendes uma parte importante na festa da fé! Vós nos trazeis a alegria da fé e nos dizeis que devemos vivê-la com um coração jovem sempre: um coração jovem, mesmo aos setenta, oitenta anos! Coração jovem! Com Cristo o coração não envelhece nunca!’ (Homilia de Domingo de Ramos 24/03/2013 – Dia da Juventude)
Entendemos aí uma direção para todas as pessoas, independentemente da idade, de que poderiam ter um coração sempre jovem, não no sentido físico, mas numa visão integral do ser humano! E a partir desta concepção, foi nascendo uma proposta de trabalho com o ser humano de forma integral, para promover um bem estar que não fosse momentâneo, mas profundo e completo. Com o amadurecimento desta inspiração, firmou-se o Projeto CORAÇÃO JOVEM, e surgiram diversas maneiras de realizar essa missão. Dentre elas, nasce agora o Instituto CORAÇÃO JOVEM e o Livro UM CORAÇÃO BEM CUIDADO.
Teremos a apresentação da proposta para algumas entidades e grupos da cidade no dia 3 de setembro. E no dia 4, teremos uma Missa de Ação de Graças pela Inauguração do Instituto e pelo lançamento do Livro, às 19h30. Queremos convidar a todos para conhecer o Instituto CORAÇÃO JOVEM e nosso Livro UM CORAÇÃO BEM CUIDADO, participando conosco da Missa no endereço Rua Santa Cruz, 389, no centro de Santa Cruz das Palmeiras.
Comecemos pelo livro! Nessa obra, nós, Padre Reginaldo Carreira e Padre Rodrigo Simões, juntamente com a psicóloga Ana Carolina Queiroz, refletimos temas relacionados ao comportamento humano, tais como ansiedade, medo, frustração, autoestima, autoimagem, dependência afetiva, relacionamentos entre outros. Sempre numa perspectiva de autoconhecimento, através da psicologia, dando pistas práticas de como lidar com os pensamentos e sentimentos, além de exercícios e propostas que possam ajudar na mudança de nosso comportamento. Quantas vezes quisemos mudar alguma maneira de agir e não conseguimos? Nossa intenção é ajudar de forma prática e concreta com essa mudança. Mas além do uso da psicologia, abordamos os mesmos assuntos com o olhar do conhecimento bíblico e espiritual, na certeza de que uma vivência saudável da espiritualidade é parte integrante do bem estar humano! Para quem tem fé, o Sagrado Coração de Jesus é o melhor modelo e Ele também é o melhor companheiro de uma viagem ao nosso interior, pois só Ele pode nos salvar de forma completa, integral e única! Para adquirir o livro, é só procurar nas secretarias de nossas paróquias, e na Livraria Shalom de nossa cidade (a partir do dia 04/09), ou, ainda, pelos sites da Editora Santuário e Editora Canção Nova”, disse padre Reginaldo.
Para o padre Rodrigo: “O INSTITUTO CORAÇÃO JOVEM é uma inspiração de mais de uma década atrás, mas só agora cremos estar maduro o suficiente para ser colocado em prática. Ele é constituído de um Espaço Terapêutico e de um Espaço Espiritual. O Espaço terapêutico estará disponível a partir do dia 4 de setembro, contando com 11 profissionais de diversas áreas do cuidado humano, na intenção de ser uma proposta de saúde integral. Além do atendimento comum, teremos um atendimento social, a partir de uma triagem, de forma a ajudar todos os que nos procurarem, de alguma forma. Para isso, além dos atendimentos propriamente ditos, teremos cursos de formação humana com preços acessíveis e alguns inclusive, de forma gratuita.
Já o Espaço Espiritual será um local de atendimento espiritual, com aconselhamento e atendimentos próprios da espiritualidade, cursos de encontros na área da espiritualidade, como Lectio Divina, Meditação e Projeto de Vida, além de propostas voltadas para aqueles que são líderes em suas comunidades e movimentos na cidade e região. O Espaço Espiritual funcionará na Comunidade São Benedito, onde já acontece atendimento em confissão e oração pelas pessoas em algumas ocasiões, contando com o auxílio de algumas lideranças leigas, como a Comunidade Magnificat e outras. Este espaço ainda está sendo concluído e logo será também colocado à disposição da comunidade palmeirense e cidades da região.
Nossa intenção é unir forças com tantas pessoas que fazem o bem e querem o bem! E promover a ajuda aos cuidadores em geral, e aos que querem um crescimento integral e eficaz! Venha nos fazer uma visita!
Desejamos, de coração, que seu coração seja sempre um coração jovem! Um coração cheio da presença de Jesus! Afinal: com Cristo o coração não envelhece nunca!”.