Santa Cruz das Palmeiras implanta projeto de Segurança e Iluminação Pública

Projeto visa melhorar a iluminação de ambientes suscetíveis a furtos e roubos no Município.
Sempre pensando na melhoria da qualidade de vida e alinhando com iniciativas que visem à segurança do cidadão, Santa Cruz das Palmeiras iniciou a substituição de lâmpadas de vapor de sódio por lâmpadas de Led nas praças, ruas e avenidas da cidade.
Até agora já foram substituídas 371 lâmpadas em nove bairros, a saber: Jardim Arlindo Ramos Jardim Maria Moro, Conjunto Habitacional Antenor Caetano Dutra, Vila Santa Cruz, Vila Santa Lucia, Jardim Santa Thereza, parte do Conjunto Habitacional Ettore Marquezelli, Avenida Dionísio Bortolotto e Sistema de Recreio Sérgio Dias.
Isso mudou a partir da implantação de um projeto de segurança voltado à redução de ambientes suscetíveis a furtos e roubos no município. Trata-se de uma parceria entre a Prefeitura Municipal e uma empresa responsável pela manutenção da iluminação no município, que consiste na contratação de funcionários para realizarem rondas noturnas e identificarem ambientes escuros, e instalação de um ponto de reclamações e atendimento aos munícipes.
Cabe à Prefeitura o mapeamento e a criação de um banco de dados através de relatórios encaminhados pela empresa, que, após análise e mapeamento, é encaminhado para os órgãos responsáveis.
Em um mês já foram apontadas 279 lâmpadas queimadas, das quais 260 foram trocadas e o restante agendada a troca. Também foram apontadas três áreas em que será implantada iluminação, desde o projeto até a instalação das lâmpadas. Vale lembrar que alguns postes tinham luzes queimadas há anos.
A primeira providência tomada para recuperar a iluminação nesses locais foi podar as árvores, cujos galhos atrapalhavam a luminosidade. “Só isso já deu uma diferença”.
Para o morador de um dos bairros beneficiados, Rodrigo Gonçalves, o trabalho ficou maravilhoso. Segundo ele, a rua em que mora ficou tão clara que ele já planeja levar o filho para brincar no local, o que antes não era possível, pois o local estava abandonado há muito tempo.
A substituição de lâmpadas de vapor de sódio por lâmpadas de LED tem duas finalidades: aumentar a luminosidade das ruas, consequentemente, aumentando a segurança da população e reduzir o gasto com energia do município, já que as lâmpadas brancas (de LED) consomem 50% a 66% menos que as amarelas (vapor de sódio).
Segundo a Prefeitura Municipal, a meta até 2022, é continuar a substituição da iluminação, fiscalizar e repor luzes queimadas, realizar as podas de galhos e instalar mais postes onde for preciso. “O projeto Segurança e Iluminação Pública é extremamente vantajoso para o município e para a população porque melhora a segurança, reduz o custo da energia e embeleza a cidade”, diz o Prefeito.
“Estamos trabalhando diuturnamente para melhorar a qualidade da segurança e iluminação pública de toda a cidade. Os resultados estão aparecendo e a população tem aprovado. Esses recursos são oriundos da Contribuição da taxa de Iluminação Pública, presente na conta de luz de cada cidadão, e de emendas parlamentares”, informa Adriano Donizeti Rosa.’’

Compartilhe:
Share on Facebook
Facebook