Santa Cruz das Palmeiras recebe Programa Viagem Literária

A prefeitura municipal de Santa Cruz das Palmeiras, através do Setor de Cultura, foi selecionada para sediar mais uma edição da Viagem Literária. O evento aconteceu na última terça-feira, 19, na Biblioteca Municipal “Monteiro Lobato”, com o contador de histórias Arô Ribeiro, em dois horários, às 9 horas e às 14 horas, contando com a presença dos alunos das escolas, dos professores, do chefe de Cultura, Adriano Mizael, da bibliotecária, Josiane, do prefeito Zé da Farmácia, e convidados.
Além de Santa Cruz das Palmeiras, Descalvado, Mococa e Espírito Santo do Pinhal, no estado de São Paulo, recebem o contador Arô Ribeiro durante a segunda semana do Programa 13ª Viagem Literária, módulo Contação de Histórias: Contos Populares.
“O conto popular fortalece a identidade e une em valores e ideias a população, trazendo nossa face à tona, que é desfocada por excessos de informação e outras culturas”, diz Arô Ribeiro.
Ator, contador de histórias e fotógrafo, em 1987, o contador iniciou seus estudos no Teatro Escola Macunaíma, com Myriam Muniz, Roberto Lage e Erika Moura. Estudou butoh com Tadashi Endo, dança-teatro com Hiroshi Koike e teatro de objetos com o Grupo Sobrevento.
Como narrador, trabalha com a temática da diversidade, apresentando-se em unidades do Sesc e em escolas públicas. Como ator, participou de montagens como Irã, A Pedra do Reino, Don Juan de Molière, Tio Vânia, entre outras.
Neste módulo, que conta com o apoio do Governo Federal, Ministério do Turismo e Secretaria Especial da Cultura – as contações de histórias acontecem presencialmente, respeitando os protocolos sanitários, em função da pandemia de Covid-1.
Os eventos são realizados sempre em bibliotecas públicas da região metropolitana, interior e litoral do Estado de São Paulo, em parceria com as prefeituras das cidades participantes. A proposta é estimular a formação de novos leitores e fortalecer os vínculos entre as bibliotecas públicas e a população local.
O Viagem Literária é um programa dedicado ao estímulo à leitura e à valorização das bibliotecas públicas. Foi lançado em 2008 e, a cada temporada, circula por dezenas de cidades da região metropolitana, do interior e do litoral do Estado de São Paulo, levando contadores de histórias e escritores para palestras e bate-papos. O programa visa incentivar a produção literária, promover diálogos e dinamizar a programação cultural das bibliotecas públicas municipais.

Compartilhe:
Share on Facebook
Facebook