Santa Cruz das Palmeiras zera casos de Covid-19

O município de Santa Cruz das Palmeiras zerou casos ativos de Covid-19, conforme Boletim Informativo da prefeitura divulgado na segunda-feira, 23, terça-feira, 24, e quarta-feira, 25. Os dados confirmam a tendência de recuo no número de casos e comprovam que a campanha de vacinação, somando-se às ações que o Setor de Saúde tem desenvolvido, está dando resultados.
Mesmo assim, as autoridades de Saúde continuam pedindo para que a população mantenha os devidos cuidados. Além disso, reforçam a importância da vacinação. Pedem, ainda, que não deixem de tomar a primeira e segunda doses da vacina, na data certa.
O prefeito Zé da Farmácia comemorou o resultado, dando crédito especial a todos os servidores que não estão medindo esforços para combater os efeitos da pandemia. Disse o chefe do Executivo: “Quero, em primeiro lugar, agradecer a todos os profissionais que, ao longo dos últimos meses, estiveram à frente do combate à pandemia. Continuaremos vigilantes e empenhados em manter o controle e, num futuro próximo, erradicar o vírus de uma vez por todas. Para isso, contamos com o apoio da população, principalmente acerca do uso de máscara, do álcool em gel e do distanciamento social. Acreditamos muito que, com o esforço de todos, poderemos superar este momento tão difícil que estamos passando”.
Ainda segundo o prefeito, a consciência e a colaboração de toda a população são fundamentais para que possamos manter nossa cidade sem registro de novos casos da doença. Para isso, é preciso redobrar as medidas de prevenção.
O Boletim divulgado na última quarta-feira, 25, contava com os seguintes resultados: 0 casos aguardando exames em isolamento domiciliar, 1 óbito em investigação, 8 óbitos descartados, 6.406 descartados, 0 confirmados em isolamento, 1 confirmado em internação, 4.321 casos confirmados, 4.201 curados, com total de 10.403 exames realizados, sendo 4.321 positivos e 6.082 negativos. Óbitos 117.
UTIs vazias no Estado
Pela primeira vez na pandemia, nenhum município do Estado de São Paulo atingiu o índice de 100% de ocupação das UTIs dedicadas à COVID-19. O marco histórico registrado no último sábado (21), segundo o governo, é resultado do avanço na vacinação e das medidas de prevenção e enfrentamento ao novo Coronavírus.
Em 30 de março de 2021, pico da segunda onda, chegou a 87 o número de cidades com ocupação integral dos leitos de Terapia Intensiva. Isto representa que, naquele contexto, 13% de todos os municípios de São Paulo estavam com a rede sobrecarregada. O dado é fruto do monitoramento do Censo COVID, realizado pelo Estado desde abril de 2020.
Até sábado, havia menos de 7,5 mil pessoas hospitalizadas com COVID-19. Eram 3.842 em UTI e 3.653 em enfermarias, totalizando 7.495 internados.
Este número chegou a ser quatro vezes maior no auge da segunda onda, ultrapassando 31 mil pacientes em leitos reservados para casos graves da doença. Naquele contexto, a taxa de ocupação de UTIs chegou a ultrapassar 92% no estado. Nesta data, foi de 40,3% em todo o território paulista, e de 38,5% na Grande São Paulo.
No decorrer da pandemia, houve 4.209.421 casos, dos quais 3.929.437 já estão recuperados, incluindo 437.819 que foram internados e receberam alta hospitalar. Houve 144.185 óbitos.

Compartilhe:
Share on Facebook
Facebook