Segunda “Cãominhada” agita Santa Cruz das Palmeiras

Cães de diversos tamanhos e raças tomaram conta da Praça Queiroz Ferreira no último domingo 22, participando da Segunda “Cãominhada” pela posse responsável, que se iniciou na praça e percorreu um trajeto de aproximadamente um quilômetro, passando pelas Ruas Crispim de Abreu, Avenida Constantino Stocco, Rua Santa Cruz, Monteiro da Barros, retornando à praça. Na chegada, houve sorteio de brindes doados por comércios da cidade.
O evento foi organizado pela Prefeitura Municipal, através da Seção de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, em parceria com o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (CONDEMA), com o objetivo de defender a posse responsável e conscientizar a população sobre a adoção responsável. Durante o evento, foram arrecadados produtos de limpeza e ração para os peludos abandonados.
Segundo os organizadores, muitas pessoas adotam animais por impulso sem levar em consideração alguns fatores muito importantes, como o tamanho do animal para o espaço que irá ocupar, características comportamentais, custos com vacinação e cuidados veterinários, custo com alimentação adequada, disponibilidade de tempo para interagir com o animal, necessidade de passeios, tempo de vida do animal, entre outros.
Para aqueles que já possuem um animalzinho de estimação, vale a pena lembrar que ele precisa de cuidados e não deve ser solto na rua, a alimentação deve ser adequada e a água deve ser trocada todos os dias, os banhos devem ser regulares e ele deve ser vacinado todos os anos. A acomodação deve ser protegida do sol, frio e chuva. Não o mantenha preso a correntes e, sempre que possível, leve-o para passear.
Muitas vezes a falta de atenção a esses fatores leva ao abandono e maus tratos desses animais. Sendo assim, antes de adotar, seja consciente, afinal você será responsável por essa vida! Assessoria de Imprensa / Prefeitura