A Semana Santa é um período significativo no calendário litúrgico, marcado por uma série de momentos que relembram os últimos dias de Jesus Cristo antes de sua crucificação e ressurreição.
Durante a semana, os católicos participam de várias celebrações litúrgicas, incluindo a Missa dos Santos Óleos na Quinta-feira Santa, onde são abençoados os óleos dos Catecúmenos, Crisma e Enfermos, que serão usados nos sacramentos ao longo do ano. Este dia também é marcado pela instituição da Eucaristia durante a Última Ceia de Jesus com seus discípulos, bem como o ato do “lava-pés”, que representa um gesto de humildade e serviço.
Na Sexta-feira Santa, a igreja se volta para a contemplação da paixão e morte de Jesus na cruz. Este é um dia de jejum e abstinência, onde os fiéis participam da Via Sacra, que relembra os eventos dolorosos da crucificação de Cristo.
O Sábado Santo é um dia de silêncio e espera, quando a igreja aguarda a ressurreição de Jesus. À noite, as paróquias celebram a Vigília Pascal, uma das celebrações mais solenes do ano litúrgico. Durante esta liturgia, a igreja acende o fogo novo, que simboliza Cristo ressuscitado, e os fiéis renovam suas promessas batismais.
Em Santa Cruz das Palmeiras, algumas celebrações, que seriam realizadas pelas três paróquias ao ar livre, foram canceladas por causa das chuvas que caíram durante toda a semana. Mesmo assim, os fiéis católicos puderam acompanhar as celebrações dentro das igrejas. Na Paróquia de Santa Rita de Cassia, situada no Bairro Ada Dedini, a tradicional procissão de Ramos não aconteceu e a Bênção dos Ramos foi realizada dentro de igreja de Santo Antônio.
Mesmo com chuva, a Paróquia Santa Cruz realizou a procissão, saindo da Igreja do Sagrado Coração de Jesus até a igreja Nossa Senhora da Salete. Foram também canceladas, por causa da chuva, a Procissão do Encontro e a do Senhor Morto, que sairia da Igreja de Santo Antônio até a Igreja do Sagrado Coração de Jesus.