Inverno deve começar com muito frio e calor fora de época no fim da estação

O inverno começa oficialmente no próximo domingo (21) e deve trazer uma forte queda nas temperaturas em diversas regiões do Brasil. Segundo a Climatempo, a estação terá início sob influência de uma intensa massa de ar polar, provocando a primeira onda de frio do período, com possibilidade de temperaturas abaixo de 0°C no Sul e em áreas do Sudeste.
O frio também deverá atingir parte do Centro-Oeste e até regiões do Norte, com previsão de friagem em estados como Acre, Rondônia e sul do Amazonas. Em julho, uma das massas polares mais fortes do ano poderá avançar até Brasília, Goiânia e norte de Minas Gerais.
Apesar do início gelado, a previsão indica que o inverno também será marcado por períodos de calor intenso, especialmente a partir de agosto. A influência do fenômeno El Niño 2026/2027 deve aumentar ao longo da estação, favorecendo temperaturas acima da média em várias regiões do país.
Outro destaque será o aumento das chuvas no Sul, onde há previsão de temporais e volumes acima da média. Já no Nordeste, o cenário deve continuar de tempo quente e seco, com precipitações abaixo do normal em boa parte da região.
Assim, o inverno de 2026 promete contrastes, com frio intenso no começo, aumento das chuvas em algumas áreas e calor forte no final da estação.

Contato

Rua Treze de Maio, 789 - Centro

Santa Cruz das Palmeiras - SP - CEP: 13650-003

(19) 3683-1008

© 2026 – Gazeta Palmeirense | O Jornal da Nossa Cidade!