As tarifas dos pedágios das rodovias concedidas no Estado de São Paulo terão reajuste a partir da próxima terça-feira, 1º de julho. A revisão anual foi homologada pela Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) e publicada no Diário Oficial nesta sexta-feira (26).
Segundo a agência, o reajuste será de 4,72% para as concessionárias da primeira e da segunda fases do Programa Estadual de Concessões, além das concessionárias do Rodoanel Oeste, SPMAR e Entrevias. O percentual corresponde à variação acumulada do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) entre junho de 2025 e maio de 2026, conforme previsto nos contratos de concessão.
Na Rodovia dos Tamoios, o reajuste homologado é provisório, de 5,08%. De acordo com a concessionária, o contrato prevê a utilização do IPCA de junho como índice de reajuste.
Os novos valores entram em vigor à meia-noite do dia 1º de julho. No caso da concessionária Entrevias, o reajuste passará a valer somente em 6 de julho, conforme o cronograma estabelecido no contrato de concessão.
Segundo a Artesp, a revisão tarifária anual segue as regras previstas nos contratos firmados com as concessionárias e tem como objetivo recompor a inflação acumulada no período.
Entre os principais reajustes, o pedágio do Sistema Anchieta-Imigrantes, um dos mais caros do Estado, passará de R$ 38,70 para R$ 40,60.













