Uma tempestade de terra cobriu todas as ruas da cidade de Santa Cruz das Palmeiras na tarde da última segunda-feira, 16. O fenômeno começou por volta das 15h30. A nuvem vermelha começou pelos lados da Fazenda São Joaquim, passando pelas demais propriedades rurais e, arrastada pelo vento, em poucos minutos atingiu a cidade. Pessoas que estavam pelas ruas e até crianças que saíam das escolas foram pegas de surpresa. Antes, as ruas ficaram escuras, como se fosse cair uma forte chuva. Em seguida chegou o vento. Muitas pessoas reclamaram que estavam com roupas secando no varal e não deu tempo de retirá-las, tendo que lavá-las novamente.
O forte vento espalhou poeira, que cobriu toda a cidade, podendo ser vista de vários pontos. O vendaval durou cerca de 40 minutos e logo em seguida veio a chuva, fraca, que não deu para limpar a sujeira deixada pela terra.
Em alguns bairros moradores relataram que houve queda de energia. Um deles foi o Bairro Santa Luzia, que fica nos altos da cidade. No Bairro Etore Marquezelli houve queda de fios de energia. De acordo com a Guarda Municipal, apesar da sujeira deixada, não houve registro de nenhuma ocorrência grave. Como a cidade está passando por racionamento de água, muitas pessoas tiveram que usar pano molhado para limpar suas casas durante a noite. Sensibilizada com a população, a prefeitura, mesmo com a escassez de água, liberou, na quarta-feira, a lavagem das casas com água reutilizável.
O que é uma tempestade de vento?
Segundo especialistas, tempestade de areia (ou tempestade de poeira) é um fenômeno que ocorre quando a umidade relativa do ar está baixa, permitindo a suspensão de partículas no ar e o seu transporte para quilômetros de distância pelos ventos.
Nossa cidade, que está cercada de lavouras, principalmente de cana-de-açúcar, por todos os lados, está sujeita a ser atingida por esses fenômenos.
Tempestade de vento com terra cobre as ruas da cidade
Posts recentes
Governo de São Paulo promove semana de mobilização contra a dengue
8 de novembro de 2024
Leia mais »