Terço dos Homens da Paróquia Santa Cruz lança Guia de Orações

Na última terça-feira 3, às 19h30, na Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus, da Paróquia Santa Cruz, o Movimento do Terço dos Homens lançou um pequenino livro, com ilustrações coloridas, nominado de “Guia de Orações”, patrocinado por empresas da cidade.
Esse Guia ensina, inclusive com apresentação de roteiro, a rezar o terço, reflete sobre todos os mistérios (gozosos, luminosos, dolorosos e gloriosos). Contém, ainda, o Terço da Misericórdia, Terço da Providência, Terço do Sagrado Coração de Jesus, Orações Diárias e vinte cânticos, incluindo o Hino do Terço dos Homens. Nele também se encontram frases de santos e papas sobre o terço, uma mensagem intitulada “Maria nos mostra o sentido de rezar o terço”, de autoria de Sebastião do Prado André, e um poema – O Terço –, de Francisco Bueno.
O prefácio, escrito por Paulo Cesário Mendes, coordenador do Terço dos Homens, que bem define o objetivo da obra, diz o seguinte:
“Há sete anos nascia na Paróquia Santa Cruz o Terço dos Homens. No início, um pequenino grupo, que, aos poucos, foi aumentando, totalizando, hoje, em média, cerca de cem devotos ao terço mariano, que todas as terças-feiras, às 19h30, se reúnem e se unem, na Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus, para homenagear a Mãe do nosso Salvador.
Que alegria contemplar homens de todas as idades, de terço nas mãos, direcionando o olhar para a belíssima imagem de Nossa Senhora de Fátima e fazendo ecoar no recinto sagrado vozes carregadas de emoção nas orações e nos cânticos louvando a Rainha do Céu e da Terra.
É possível perceber nitidamente que a cada encontro semanal a fé dos participantes cresce de tal forma que, como muitos têm afirmado, a vida passou, e continua passando, a ter novo sentido.
Por conta de tão gratificante experiência, tivemos a ideia de elaborar um pequeno livro, que nominamos de “Guia de Orações”, de fácil transporte e manuseio, que nos possibilita em qualquer situação e momento falar com Maria e com seu filho, Jesus, por intermédio das orações nele presentes. Além das orações, encontraremos em suas páginas o Hino do Terço dos Homens e mais vinte cânticos de louvor, valendo a pena lembrar que, como deixou registrado Santo Agostinho, “quem canta reza duas vezes”.
Desejamos, de coração, que este Guia, apesar de pequenino, seja grande luz no caminho de seu portador e de seus familiares, até porque o mundo está carente de orações e a forma mais direta de estar próximo de Jesus é estar sempre em companhia de sua Mãe, o que, repita-se, é possível por intermédio de orações.
Finalizando, agradecemos a todos aqueles que nos ajudaram e motivaram a tornar real o sonho de elaboração deste Guia, que marcará, indelevelmente, na história de nossa Paróquia a passagem de homens que, refletindo sobre o Hino do Terço dos Homens, se tornaram, rezando, meninos, acreditando que, com isso, se pode mudar o destino do mundo.”