Siga-nos

Torneio clandestino de pássaros resulta em 24 pessoas detidas

No último domingo (28/09), uma operação conjunta da Polícia Militar Ambiental e do Policiamento Territorial de Santa Cruz das Palmeiras flagrou a realização de um torneio clandestino de passeriformes no bairro Vila Andrade, em Santa Cruz das Palmeiras.

A ação contou com a equipe da viatura A-05203 da Polícia Ambiental, composta pela cabo Carla e soldado Gatti, além do apoio das viaturas I-24211, com o cabo Basilino e a cabo Bruna, e da I-24228, com os soldados Menaldo e Neto.

Durante a fiscalização, 24 pessoas foram detidas, entre organizadores e participantes. Do total, 11 foram autuadas administrativamente, resultando na lavratura de 11 Autos de Infração Ambiental (AIAs), que somaram R$ 7 mil em multas.

Foram ainda apreendidos 14 pássaros nativos, 14 gaiolas e 23 suportes para gaiolas. As aves eram transportadas sem a devida Guia de Transporte, configurando infração prevista na Resolução SIMA 005/21.

O caso foi apresentado na Polícia Civil de Santa Cruz das Palmeiras, onde os envolvidos foram autuados. Eles responderão também pelo crime ambiental previsto no artigo 29 da Lei Federal nº 9.605/98, que trata da caça, perseguição, captura, utilização ou transporte de animais silvestres sem licença ou autorização da autoridade competente. As aves apreendidas foram encaminhadas para avaliação e posterior destinação, conforme determina a legislação ambiental vigente.

Fonte e fotos: Polícia Ambiental