Três mil pessoas ainda não tomaram a segunda dose da vacina da Covid-19

A enfermeira da Vigilância Sanitária do município de Santa Cruz das Palmeiras, Lucélia Silvestrini, fez um alerta, na semana passada, aos mais de três mil faltosos que ainda não haviam comparecido aos postos para tomar a segunda dose das vacinas contra COVID-19, para que retornassem às unidades de Saúde para completar a imunização.
Segundo vídeo divulgado em rede social, são várias pessoas que ainda precisam completar o esquema vacinal, e que se muitas vacinas, que estavam à disposição da população, não fossem aplicadas poderiam ser descartadas em virtude do vencimento do prazo de validade. Por isso, Lucélia reforçou o pedido para que as pessoas retornassem aos postos.
Disse Lucélia: “É fundamental que todos possam retornar aos postos para tomar a segunda dose. A proteção só acontece após completar o esquema vacinal”. Ainda segundo ela, são necessárias duas doses tanto da vacina do Butantan (intervalo de 28 dias) quanto da Fiocruz (8 semanas) e da Pfizer (21 dias). Caso o prazo seja ultrapassado, o cidadão deve procurar um posto assim que possível para completar a imunização.
No Estado de São Paulo
Segundo a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, até a última segunda-feira (22), em todo o Estado, 4,5 milhões de faltosos ainda não haviam comparecido aos postos para tomar a segunda dose das vacinas.
Dose Adicional
De acordo com orientação da Secretaria de Estado, toda a população adulta pode se vacinar com a dose adicional de COVID-19. A nova orientação do Plano Estadual de Imunização (PEI) segue a diretriz do Programa Nacional de Imunização (PNI) e vale para todas as pessoas que tomaram as duas doses há pelo menos cinco meses, ou seja, quem completou seu ciclo de vacinação até o mês de junho.
Importante destacar que os imunizantes disponíveis na rede pública de saúde são seguros, eficazes e podem ser utilizados nesta estratégia vacinal. Assim, em São Paulo o imunizante para a dose de reforço será aquele que estiver disponível no posto de saúde.
Ainda segundo o Governo Federal, quem tomou a dose única da vacina da Janssen deverá tomar uma segunda dose após oito semanas e, após cinco meses de completar o ciclo vacinal, já poderá receber a dose de reforço. O Estado de São Paulo, porém, não conta com estoque deste imunizante e aguarda o envio de doses do Ministério da Saúde para definir a adesão às novas diretrizes com relação a esta vacina.

Compartilhe:
Share on Facebook
Facebook