Desde a última segunda-feira (27/9), para entrar nos prédios do Tribunal de Justiça de São Paulo será preciso apresentar comprovante de vacinação contra a Covid-19. Uma portaria do Tribunal, do dia (20/9), exige a imunização com pelo menos uma dose.
Poderá ser apresentado o certificado de vacinas digital ou o comprovante impresso em papel timbrado, emitido no momento da vacinação. Já pessoas com contraindicação do imunizante deverão apresentar relatório médico com a justificativa.
Um provimento deste mês de setembro já havia solicitado aos servidores da corte a apresentação de comprovantes. Agora, a nova portaria inclui outras pessoas que trabalham nos prédios do tribunal, como fóruns, por exemplo, e que passarão também a apresentar as carteiras de vacinação contra o coronavírus, como membros do Ministério Público, defensores públicos, advogados, estagiários, funcionários da OAB e de outras instituições etc.
Nos casos de audiências ou outros atos processuais previamente designados, o magistrado será comunicado de eventual impedimento de ingresso dos participantes. Os frequentadores ainda deverão seguir as regras de segurança e os protocolos de enfrentamento à Covid-19, como o distanciamento físico e o uso de máscaras.
Em Santa Cruz das Palmeiras, segundo apurado pela reportagem da Gazeta Palmeirense, quem precisar adentrar nas dependências do prédio do Fórum local (foto), também deverá apresentar a carteira de vacinação contra a Covid-19, além das demais normas sanitárias já existentes, como máscaras, álcool em gel e distanciamento social.
