Usina Santa Rita segue jornada de reestruturação e realiza “DIA D da Segurança” com todos os seus colaboradores”

A Usina Santa Rita, realizou pela primeira vez na sua história, uma grande “PARADA DE SEGURANÇA”. O evento que foi batizado de “DIA D da Segurança” aconteceu na última sexta-feira dia 08 de outubro de 2021.
A Usina Santa Rita, que vem retomando seu crescimento coloriu de laranja as redes sociais com o seu “Dia D”. Segurança já é o principal valor da empresa e essa é mais uma ação do projeto “Zero Acidentes é possível”. Diariamente os diversos setores da empresa realizam diálogos diários de segurança, os chamados “DDS”, além de conversas constantes sobre a promoção da segurança na empresa. A empresa também tem reconhecido constantemente aqueles colaboradores que se destacaram e inspiram a Segurança no ambiente de trabalho e fora dele.
A abertura do evento foi conduzida pela Coordenadora de Desenvolvimento Humano Organizacional Wanessa F. Cabral Gonçalves.
Ficou a cargo do Superintendente Agroindustrial Fábio Pessôa Pacheco apresentar a todos os colaboradores as mudanças implementadas nos últimos meses e destacar todas as ações que vem assegurando significativas reduções nos índices de acidentes da companhia. Enfatizou ainda a RESPONSABILIDADE de cada um no processo de mudança de cultura em busca do “Zero Acidentes”. Fábio citou ainda as “5 REGRAS DE OURO QUE SALVAM VIDAS “para todos os funcionários, destacando que 75% dos acidentes com afastamentos ou fatalidades se devem a essas regras básicas de segurança. São elas: 1- Permissão de Serviços, 2- Movimentação de Cargas e Interface Homem-Máquina, 3- Trabalho em altura, 4- Direção Segura e 5- Organização/Limpeza (5S) e uso de EPIs.
O superintendente destacou ainda a todos os colaboradores que “segurança não se faz punindo, mas sim reconhecendo os bons exemplos que inspiram os demais. Não daremos ênfase para o que é negativo e sim comemoraremos o que tem sido feito de positivo em segurança. Completou seu discurso afirmando que “Esse evento foi criado para que todos soubessem que estamos juntos na nossa principal meta que é defender a vida das nossas pessoas e garantir todos os dias que retornem para suas famílias da mesma forma que chegaram até nossa empresa.”
Após o discurso do Superintendente o Engenheiro de Segurança do Trabalho, Edevando José da Silva abordou o os 5 pilares da Segurança do Trabalho. Relatou todo trabalho realizado e a evolução das equipes quanto a Segurança na empresa.
Houve a apresentação do “OSCAR ZERO ACIDENTES”, que foi um sucesso e uma ação inovadora de reconhecimento homenageando os melhores exemplos de segurança da Safra 2021 e distribuído em 5 categorias:
Categoria Multiplicador Nota 10 – Vencedor Edvan Bruno
Categoria Exemplo de Segurança – Vencedor Augusto Mariotti Barbosa
Categoria Atitude Prevencionista – Vencedor Nilton Cezar dos Santos
Categoria DDS Nota 10 – Vencedor Diego Rafael Arioli
Categoria Limpeza e Organização por Setor (5S) – Vencedor Oficina Mecânica Industrial,
Após toda a emoção dos vencedores, foi a vez de anunciar o “Mascote da Segurança do Trabalho”, onde os filhos dos colaboradores participaram da iniciativa tornando-se multiplicadores dessa ideia. A votação agitou toda empresa. Inúmeros desenhos se inscreveram no concurso e após a votação foi eleito o novo mascote, que acompanhará todos os futuros projetos da Segurança na companhia. O Mascote vencedor foi o “Dinezinho” feito por Eduardo Camargo do Reis Barioni, 10 Anos e filho do colaborador Nilton Cesar Barioni.
O evento também foi marcado pela entrega do novo uniforme de trabalho da empresa para todos os funcionários.
No encerramento do evento toda equipe de Segurança e Medicina do Trabalho foi homenageada pelo desempenho excepcional ao longo da Safra 2021, agregando conhecimento e trazendo resultados significativos de melhoria nas condições de trabalho e no enfrentamento ao Covid-19.
“A Usina Santa Rita acredita que valorizar a VIDA é sua maior MISSÃO e está pronta para os enormes desafios dessa jornada que não termina NUNCA”.
Segurança todos os dias, afinal “A VIDA é o que importa”.

Compartilhe:
Share on Facebook
Facebook