Voluntários visitam o Centro de Educação Ambiental “Pessegueiro”

Como já divulgamos aqui, Santa Cruz das Palmeiras conta com um Centro de Educação Ambiental. A inauguração das melhorias ocorreu no ano passado, com o objetivo de sensibilizar para a preservação, conservação e recuperação dos recursos naturais, no sentido de despertar a consciência da população para os graves problemas relacionados à degradação do Meio Ambiente e má utilização dos recursos naturais.
Na oportunidade, foram previstos encontros de alunos das escolas do município e de outras cidades da região para se conscientizarem dos valores do Meio Ambiente, mesclando a parte educacional com a cultural e o lazer. Mas, por causa da pandemia que começou logo em seguida, tais encontros não puderam se realizados.
Depois de muito tempo, seguindo todos os protocolos de segurança contra a COVID-19, o Centro de Educação Ambiental “Pessegueiro”, que se encontrava com as atividades paralisadas, recebeu, no dia 27 do mês passado, um grupo de voluntários para uma capacitação sobre produção e plantio de árvores. A visita é a continuidade de uma parceria entre a Prefeitura Municipal e uma Cooperativa da cidade. Na ocasião, o grupo recebeu orientações sobre produção de mudas e uso de espécies adequadas nos plantios, assim como sobre a forma adequada de plantio, desde a escolha das espécies até sua manutenção, seja em calçadas, áreas verdes, ou praças.
Além disso, o grupo teve oportunidade de visitar a Nascente Modelo do Córrego Pessegueiro, uma das mais importantes da região, e realizar o plantio de algumas mudas arbóreas nativas no local, aplicando as informações recebidas sobre a escolha das espécies adequadas ao local, abertura dos berços, plantio e tutoramento.
Segundo os organizadores, para a próxima etapa está planejada a realização de plantios em áreas verdes, praças e áreas de preservação permanente em áreas urbanas do município.

Compartilhe:
Share on Facebook
Facebook