Alunos da rede municipal participam de projeto sobre queimadas

O Brasil registra hoje mais da metade de focos de incêndios florestais de toda a América do Sul. Em agosto, o aumento das queimadas no país chegou a quase 20% em comparação com o mesmo mês do ano passado, e o cenário preocupa especialistas.
Em Santa Cruz das Palmeiras, esse problema também tem sido frequente. Por isso as escolas municipais, em conjunto com a Seção do Meio Ambiente, têm buscado, por meio do trabalho realizado com alunos, uma conscientização maior desse problema na tentativa de amenizá-lo.
Segundo consta na página oficial da prefeitura, no mês de setembro os alunos dos quartos anos das escolas Maria Aparecida Ungaretti, Pref. Amadeu Luis Margutti, Pio Borges Gonçalves e Vereador José Deperon Filho participaram do projeto sobre queimadas, denominado de “Queimadas, a hora de parar é agora”, com uso de vídeo, elaborado pela Seção de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, alertando sobre os riscos à saúde, à vida e aos problemas ambientais, além de desmistificar a função da queimada como ferramenta de “limpeza”, criando um senso crítico e responsável sobre poluição do ar e os riscos oferecidos à vida, tornando os alunos multiplicadores da questão ambiental.
O material foi trabalhado em sala de aula, e de forma remota com os alunos que ainda não retornaram presencialmente, atingindo a todos, sem exceção.
Uma das professoras disse o seguinte: “Nós todos dependemos da natureza para uma qualidade de vida e para uma vida de qualidade. Dar o primeiro passo é necessário, pois toda a sociedade vive em total conexão com o meio ambiente. Tudo que impacta o meio ambiente impacta a todos nós!”

Compartilhe:
Share on Facebook
Facebook