A Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) e a Fundação Educar DPaschoal revelaram nesta segunda-feira (08/06) as três primeiras colocações do Prêmio Trote Cidadão Paulista 2020. O anúncio foi feito em live no YouTube, com a participação da diretoria da universidade, representantes da Fundação Educar DPaschoal e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo.
A premiação finalizou a edição deste ano com a inscrição de 70 projetos de 52 polos de ensino da capital, interior e litoral do Estado. Devido à pandemia de COVID- 19, nem todos os projetos inscritos puderam ser concluídos. Foram enviados 37 relatórios finais, avaliados por uma equipe multidisciplinar, composta por profissionais da universidade, Secretaria e da Fundação.
O grande vencedor do Prêmio Trote Cidadão Paulista 2020 foi o polo de Santa Cruz das Palmeiras, com o projeto “Mãos na Praça”, dos alunos Aline Albano, Elaine Alves, Henrique Traldi e Natália Conrado, com o apoio do orientador do polo Murilo Henrique Venâncio. Os estudantes desenvolveram no início de março diversas atividades para revitalizar a Praça Ernesto José Bordoni, no Bairro Orlando Bellomi. Um dos motivos que incentivou os discentes a desenvolver ações no espaço público foi a falta de entretenimento para as famílias do local.
Junto com a comunidade, os estudantes pintaram a quadra poliesportiva, a mureta da quadra, jogos na calçada, realizaram serviços de jardinagem, plantação de mudas de árvores e lavandas, substituíram bancos quebrados e instalaram lixeiras. No dia da ação, ainda montaram tendas para orientação quanto ao uso consciente da água, dicas de cuidados básicos de saúde, incentivo à adoção de animais e distribuição de pipoca e sorvete para as crianças.
Para o presidente da Univesp, professor Rodolfo Azevedo, o Prêmio alcançou o objetivo de fomentar o voluntariado e despertar nos estudantes o empreendedorismo social. “Hoje premiamos os principais trabalhos planejados e executados por nossos alunos e orientadores de polo. Foram iniciativas que tiveram engajamento com as populações locais e com temas relevantes para a sociedade. Quero parabenizar todos os inscritos na premiação e agradecer a parceria da Fundação Educar DPaschoal, fundamental para o sucesso desta edição”, afirmou.
De acordo com a gestora da Fundação, Camila Figueiredo, os critérios para a seleção dos melhores projetos foram baseados, entre outros, na inovação e originalidade da proposta, execução e potencial de replicabilidade, capacidade de sensibilização e compromisso da comunidade acadêmica, impactos ambientais, sociais e econômicos regionais.
Os vencedores serão convidados para um Workshop sobre Inovação Social em São Paulo, com data a ser definida no fim da pandemia de COVID-19. Os contemplados terão direito a uma noite de hospedagem na cidade e alimentação durante a participação no evento.
Segundo o subsecretário de Trabalho, Renda e Empreendedorismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, Ademar Bueno, o Prêmio Trote Cidadão Paulista é um projeto inovador. “Acredito no empreendedorismo social, na educação pela cidadania e tenho certeza que a educação a distância vai ajudar a reconstruir nosso país, principalmente por realizar iniciativas como essa premiação. Parabéns aos finalistas e a todos os inscritos”, ressaltou.
A diretora acadêmica da Univesp, Simone Telles, agradeceu a participação dos alunos, orientadores de polo, de toda a equipe da universidade e parceiros. “São sonhos e ideias que só concretizam pela realização de um trabalho feito em conjunto. Muito obrigada pelo empenho e carinho de cada um de vocês. Estou muito satisfeita com o resultado positivo alcançado”, falou a professora.
No final da live, a diretora executiva da Fundação Educar DPachoal, Isabela Pascoal Becker, deixou um desafio aos alunos participantes desta edição. “Sejam replicadores de boas ações e convidem mais jovens, mais estudantes para o próximo ano. Vamos fazer a diferença!”, disse.
Confira os 11 melhores projetos do Prêmio Trote Cidadão Paulista 2020, que ficaram abaixo de Santa Cruz das Palmeiras (por ordem alfabética): Anhembi – Mutirão Sustentável: por uma Anhembi Melhor; Areias – Adote uma Praça; Avaré – Calouro Solidário não Deixa o VoVô Solitário; Borborema – Pedal e Caminhada Literária: Passos para o Futuro; Caçapava – #Faça- A Univesp Não é Tanto Faz!; Guarujá – Atualizar e Compartilhar; Mairiporã – Disseminação da Metodologia 5S no Município; Marília – Univesp Doa Sangue e Ganha Amor; Piracaia – Plantar Sonhos e Semear Conhecimento; Pirassununga – Aplica +60; e Vinhedo- #Vem Comigo- Orientação Vocacional
Com informações: Assessoria/Univesp
Alunos palmeirenses são os vencedores do Prêmio ‘‘Trote Cidadão Paulista’’
Posts recentes
Atleta Paralímpica conquista duas medalhas de bronze no Mundial da Suíça
21 de outubro de 2024
Leia mais »