Alunos palmeirenses são os vencedores do Prêmio ‘‘Trote Cidadão Paulista’’

A Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) e a Fundação Educar DPaschoal revelaram nesta segunda-feira (08/06) as três primeiras colocações do Prêmio Trote Cidadão Paulista 2020. O anúncio foi feito em live no YouTube, com a participação da diretoria da universidade, representantes da Fundação Educar DPaschoal e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo.
A premiação finalizou a edição deste ano com a inscrição de 70 projetos de 52 polos de ensino da capital, interior e litoral do Estado. Devido à pandemia de COVID- 19, nem todos os projetos inscritos puderam ser concluídos. Foram enviados 37 relatórios finais, avaliados por uma equipe multidisciplinar, composta por profissionais da universidade, Secretaria e da Fundação.
O grande vencedor do Prêmio Trote Cidadão Paulista 2020 foi o polo de Santa Cruz das Palmeiras, com o projeto “Mãos na Praça”, dos alunos Aline Albano, Elaine Alves, Henrique Traldi e Natália Conrado, com o apoio do orientador do polo Murilo Henrique Venâncio. Os estudantes desenvolveram no início de março diversas atividades para revitalizar a Praça Ernesto José Bordoni, no Bairro Orlando Bellomi. Um dos motivos que incentivou os discentes a desenvolver ações no espaço público foi a falta de entretenimento para as famílias do local.
Junto com a comunidade, os estudantes pintaram a quadra poliesportiva, a mureta da quadra, jogos na calçada, realizaram serviços de jardinagem, plantação de mudas de árvores e lavandas, substituíram bancos quebrados e instalaram lixeiras. No dia da ação, ainda montaram tendas para orientação quanto ao uso consciente da água, dicas de cuidados básicos de saúde, incentivo à adoção de animais e distribuição de pipoca e sorvete para as crianças.
Para o presidente da Univesp, professor Rodolfo Azevedo, o Prêmio alcançou o objetivo de fomentar o voluntariado e despertar nos estudantes o empreendedorismo social. “Hoje premiamos os principais trabalhos planejados e executados por nossos alunos e orientadores de polo. Foram iniciativas que tiveram engajamento com as populações locais e com temas relevantes para a sociedade. Quero parabenizar todos os inscritos na premiação e agradecer a parceria da Fundação Educar DPaschoal, fundamental para o sucesso desta edição”, afirmou.
De acordo com a gestora da Fundação, Camila Figueiredo, os critérios para a seleção dos melhores projetos foram baseados, entre outros, na inovação e originalidade da proposta, execução e potencial de replicabilidade, capacidade de sensibilização e compromisso da comunidade acadêmica, impactos ambientais, sociais e econômicos regionais.
Os vencedores serão convidados para um Workshop sobre Inovação Social em São Paulo, com data a ser definida no fim da pandemia de COVID-19. Os contemplados terão direito a uma noite de hospedagem na cidade e alimentação durante a participação no evento.
Segundo o subsecretário de Trabalho, Renda e Empreendedorismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, Ademar Bueno, o Prêmio Trote Cidadão Paulista é um projeto inovador. “Acredito no empreendedorismo social, na educação pela cidadania e tenho certeza que a educação a distância vai ajudar a reconstruir nosso país, principalmente por realizar iniciativas como essa premiação. Parabéns aos finalistas e a todos os inscritos”, ressaltou.
A diretora acadêmica da Univesp, Simone Telles, agradeceu a participação dos alunos, orientadores de polo, de toda a equipe da universidade e parceiros. “São sonhos e ideias que só concretizam pela realização de um trabalho feito em conjunto. Muito obrigada pelo empenho e carinho de cada um de vocês. Estou muito satisfeita com o resultado positivo alcançado”, falou a professora.
No final da live, a diretora executiva da Fundação Educar DPachoal, Isabela Pascoal Becker, deixou um desafio aos alunos participantes desta edição. “Sejam replicadores de boas ações e convidem mais jovens, mais estudantes para o próximo ano. Vamos fazer a diferença!”, disse.
Confira os 11 melhores projetos do Prêmio Trote Cidadão Paulista 2020, que ficaram abaixo de Santa Cruz das Palmeiras (por ordem alfabética): Anhembi – Mutirão Sustentável: por uma Anhembi Melhor; Areias – Adote uma Praça; Avaré – Calouro Solidário não Deixa o VoVô Solitário; Borborema – Pedal e Caminhada Literária: Passos para o Futuro; Caçapava – #Faça- A Univesp Não é Tanto Faz!; Guarujá – Atualizar e Compartilhar; Mairiporã – Disseminação da Metodologia 5S no Município; Marília – Univesp Doa Sangue e Ganha Amor; Piracaia – Plantar Sonhos e Semear Conhecimento; Pirassununga – Aplica +60; e Vinhedo- #Vem Comigo- Orientação Vocacional
Com informações: Assessoria/Univesp

Compartilhe:
Share on Facebook
Facebook