Fim das restrições marca o início de uma nova vida

Esta semana marcou o fim das restrições de horário de funcionamento e de limite de capacidade para comércio e serviços no Estado de São Paulo. De acordo com o Plano São Paulo, desde a última terça-feira, 17 de agosto, bares e restaurantes, por exemplo, já poderão voltar a funcionar até de madrugada. A noticia, para muitas pessoas, marca o início de uma nova vida, um novo recomeço.
A data, 17 de agosto, foi escolhida pelo governo João Doria porque na segunda-feira, 16 de agosto, se encerrou o prazo para que todos os adultos do Estado tivessem recebido, pelo menos, a primeira dose da vacina contra a Covid-19.
Até segunda-feira, comércio e serviços só podiam abrir até às 23 horas, com ocupação de 80% da capacidade. Vale lembrar, porém, que os protocolos de proteção estão mantidos, como uso de máscara, álcool em gel e medidas de distanciamento nos estabelecimentos comerciais.
Eventos e situações que provocam aglomerações, como pistas de dança, shows e jogos de futebol com torcida ainda estão proibidos. A tendência é que a liberação ocorra a partir do dia 1° de novembro, quando todos os adultos de São Paulo devem estar com o ciclo vacinal completo. Lembrando, ainda, que o relaxamento das regras do Plano São Paulo não é obrigatório ser seguido pelas prefeituras. Cada município poderá editar as suas próprias regras, dependendo do número de casos existentes e do perigo de contaminação. Também não significa que não haverá fiscalização. As operações envolvendo equipes do Governo do Estado, Prefeituras e Polícia Militar vão continuar ocorrendo. Quem promover atividades fora das regras da quarentena, como aglomerações, pode ser multado por infração sanitária.

Compartilhe:
Share on Facebook
Facebook