Livro inspirado na Semana Nenete será lançado na Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro

O pesquisador Sênior de MPB Paulo Luna, do Instituto Cultural Cravo Albin e Faperj, lança nesta quinta-feira (5), às 18h, na XIX Bienal Internacional do Rio de Janeiro, o “Almanaque de Duplas Caipiras e Sertanejas”, que escreveu com o filho Francisco Daniel Luna.

A ideia de realizar um mapeamento de duplas caipiras e sertanejas, desde as pioneiras lançadas por Cornélio Pires, em 1929, até as atuais, surgiu a partir da vinda a Pirassununga dos autores cariocas na Semana Nenete de Música Caipira, um dos maiores eventos do gênero no país.

No Almanaque, Paulo e Francisco Luna apresentam um extraordinário inventário reunindo 3.300 (três mil e trezentas) duplas, contendo informações histórico-artísticas referentes a cada uma delas, agrupadas de acordo com alguns critérios histórico-culturais e enquadradas em quatro grandes categorias: A) duplas caipiras, B) duplas de sertanejo tradicional, C) duplas de sertanejo moderno e D) duplas de sertanejo universitário.

A esse inventário foram mesclados dezenas de pequenos ensaios e artigos sobre questões histórico-artísticas e todo o universo que permeia as duplas caipiras/sertanejas.

Com base nessa pesquisa, os autores levantam reflexões sobre esse universo, e buscam compreender não só as transformações ocorridas ao longo da história da música caipira/sertaneja, como suas perspectivas para o futuro e sua importância na música popular brasileira.

Além de servir como banco de consulta para pesquisadores e jornalistas, o livro é destinado a qualquer pessoa interessada, que tenha envolvimento direto ou indireto com o mundo da música caipira/sertaneja, bem como com a história da música popular brasileira e a cultura brasileira em geral.

A palestra do pesquisador Paulo Luna, seguida do lançamento do “Almanaque de Duplas Caipiras e Sertanejas”, será nesta quinta-feira (5), às 18h, no Pavilhão Laranja, no Estande da Casa da Literatura, no Rio Centro.

A Bienal do Livro Rio, o maior evento literário do país, acontece de 30 de agosto a 8 de setembro no Riocentro, na Barra da Tijuca, sede dos principais eventos nacionais e internacionais do Brasil.

Prefeitura de Pirassununga