Município ganha exposição fotográfica dos alunos da APAE

Realizou-se, na penúltima quinta-feira (10), a abertura de exposição Retratos da Terra na Biblioteca Pública Municipal Monteiro Lobato, situada na Avenida do Café, 721, Centro, em Santa Cruz das Palmeiras. Com entrada gratuita, a mostra integra um projeto homônimo que traz a visão dos alunos da Associação Pais e Amigos dos Excepcionais de Santa Cruz das Palmeiras (APAE), sobre a produção sustentável de alimentos. O projeto, que já recebeu outros nomes e formatos, roda o Brasil desde 2014 impactando cerca de 1.500 participantes em 53 cidades do país. Com patrocínio da Bayer, a apresentação é uma iniciativa da Elo 3 e fica em cartaz na cidade até 10 de dezembro.
A abertura contou com a presença da representante da Bayer Tainá Grossi, fotógrafa Carina Bacci, da dupla de fotógrafas Due Amori, dos alunos participantes e diretores da APAE, do diretor de Cultura do município, Adriano Mizael, da diretora da Biblioteca, Josiane Alves, e da representante do Meio Ambiente Jéssica Ferreira.
A partir de oficinas de formação técnica em fotografia, ministradas por Karina Bacci, fotógrafa e professora do Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM-SP), e pela dupla de fotógrafas local Due Amori, os 13 jovens inscritos no projeto puderam registrar durante um período de duas semanas o olhar em busca da implementação da produção sustentável de alimentos dentro da sua comunidade.
Soraya Galgane, idealizadora da Elo 3, disse o seguinte: “Este projeto foi idealizado para proporcionar aos jovens uma oportunidade de reflexão sobre sua importância no mundo em que habitam. A iniciativa é um convite para que, através da fotografia, os participantes observem onde vivem e, assim, entendam que preservar e/ou mudar a realidade está nas mãos de cada um. É um convite ao protagonismo, à arte e à profissionalização na fotografia”.
Ao término da mostra, serão doadas câmeras fotográficas para os alunos e para a Associação Pais e Amigos dos Excepcionais de Santa Cruz das Palmeiras (APAE), com o objetivo de estimular o desenvolvimento do potencial artístico e profissional a partir da vivência com a fotografia.
Depois de Santa Cruz das Palmeiras, até o final do ano, o projeto Retratos da Terra passará por Mauá, Poços de Caldas e Fernando de Noronha.

Compartilhe:
Share on Facebook
Facebook