Moradores dos bairros Orlando Bellomi, Duílio Posse, Parque Varotti, Santa Clara, Ettore Marquezelli, Ada Dedini, Olga Calegari Bento e Pedro Ometto, já contam com atendimento odontológico próximo às suas casas.
O serviço teve início na última segunda-feira, 20, no Posto de Saúde Agostinho “Nino” Deperon, situado no Bairro Olga Callegari Bento, e vai funcionar de segunda a sexta, das 8 às 11 horas e das 12h30 às 15h30. O local já conta com médicos clínicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes de saúde, entre outros profissionais, e agora com dentistas e auxiliares de saúde bucal. Os trabalhos serão realizados pela atenção básica no município, com a prestação de serviços como restaurações, profilaxia e orientação de higiene bucal, limpeza e remoção de tártaro, exodontia, encaminhamento para próteses, atendimentos de urgência e exames clínicos.
Este novo ponto de atendimento odontológico chega para atender a população dos bairros acima citados, que não mais precisará descer até o centro da cidade para realizar esses atendimentos.
Urgências odontológicas
Quando é preciso procurar um dentista com urgência? Segundo os especialistas no assunto, uma urgência odontológica é qualquer problema dentário que precise ser resolvido imediatamente para salvar um dente, interromper o sangramento contínuo do tecido ou aliviar a dor intensa.
Em alguns casos, a dor ou sensibilidade repentinas não caracterizam urgência, mas precisam ser examinadas. Nessas situações, um profissional deve avaliar o quadro o mais rápido possível, antes que a situação piore e ameace ainda mais a saúde bucal. Cabe ao cirurgião-dentista acolher, diagnosticar e tratar essas complicações.
Outra urgência odontológica pode ocorrer devido a algum tipo de infecção oral. Herpes labial ou gengivite, por exemplo, requerem cuidados médicos, mas não atendimento urgente.
Já quando houver inchaço ao redor da linha da mandíbula ou debaixo da língua e dificuldade para respirar ou engolir, é preciso atenção. Afinal, isso pode ser um sinal de uma infecção que ocorre no assoalho da boca, debaixo da língua. Essa situação requer cuidados urgentes, uma vez que as bactérias são capazes de viajar da cavidade oral para o tecido pericárdico, ao redor do coração.
Outras infecções podem causar dores terríveis, a ponto de interferir no sono e na rotina do paciente mesmo quando são tratadas com medicamentos analgésicos vendidos sem receita. Isso também se qualificaria como um motivo para consultar seu dentista imediatamente.
