Prefeitura realiza ações voltadas ao “Setembro Amarelo”

Este mês é lembrado pelo movimento “Setembro Amarelo”, que tem o intuito de realizar ações de conscientização para a prevenção do suicídio. Em Santa Cruz das Palmeiras, a Prefeitura Municipal, através CAPS (Centro de Atenção Psico Social) e o CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), tem aproveitado a data e o movimento para orientar a população e desenvolver atividades no município.
As ações de conscientização serão realizadas no decorrer de todo o mês. Por exemplo, na última segunda-feira, 20, foi realizado um momento de discussão, onde o psiquiatra Dr. Antônio Prearo, juntamente com o terapeuta sistêmico Eder Henrique Zorzi, abordaram o assunto e enfatizaram a importância de falar sobre a causa, principalmente com os jovens.
O evento, respeitando as normas de saúde, foi realizado no Salão da Terceira Idade, no Parque 7 de Setembro, contando com a presença do prefeito municipal, Zé da Farmácia, do chefe do Departamento de Saúde, Luís Rafael, da chefe de Assistência Social, Elaine Lepri, de funcionários de vários setores da saúde, dos departamentos acima citados, jovens, estudantes e convidados.
Entre os vários assuntos abordados, os profissionais destacaram que é preciso falar no assunto para alertar quais os fatores de risco que podem levar uma pessoa a cometer o suicídio. Ainda segundo eles, na grande maioria das vezes as pessoas dão pistas de que as coisas não estão bem, e é necessário ter esse cuidado de proporcionar ajuda a essas pessoas e até ajudar a salvar as suas vidas.
O que é “Setembro Amarelo”
O mês de setembro no Brasil é conhecido pelo movimento nacional para a prevenção do suicídio e pela valorização da vida, o Setembro Amarelo. Sabendo da importância deste movimento para a conscientização e sensibilização da população, a maioria das prefeituras está realizando ações com a população dos municípios.
O mês de setembro foi escolhido pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), pois no dia 10 do mesmo mês é celebrado o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. O movimento de sensibilização “Setembro Amarelo” teve início em 2014. Segundo o site da campanha, o Brasil tem, em média, 12 mil suicídios ao ano e no mundo são registrados mais de um milhão de casos.
Foto: Augusto Massah / Prefeitura

Compartilhe:
Share on Facebook
Facebook