Responsáveis de fazenda são multados por incêndio em canavial

Na tarde do último sábado, 18, uma equipe da Polícia Ambiental, com os militares Guimarães e Ezequiel, em decorrência da Operação Floresta Mais Segura, esteve atendendo a uma ocorrência em uma fazenda na Zona Rural de Santa Cruz das Palmeiras, onde os responsáveis receberam uma multa no valor de R$ 49.040,00, por “queimada em canavial combinada com dano em vegetação nativa”.
O foco da queimada foi detectado pelo satélite referência e foi logrado êxito pela citada equipe em constatar a veracidade dos fatos indicados no tocante a um canavial em área correspondente a 28,04 ha, com consequente dano em vegetação nativa secundária, em estágio médio de regeneração em área correspondente a 2,0 ha. Com a constatação da irregularidade, foram elaborados autos de infração ambiental por violação aos artigos 50 e 58 da Resolução SMA 48/14, que trata da destruição de vegetação nativa sem autorização ou licença e uso de fogo em áreas agropastoris, sem autorização do órgão competente ou em desacordo com a obtida.
Também será apurada a responsabilidade penal pela Lei Federal 9605/98 de crimes ambientais.
Operação “Proteção às Florestas”
Foi realizada nos dias 17 e 18 deste mês a Operação “Proteção às Florestas”, que foi deflagrada em comemoração ao “Dia de Proteção às Florestas” e ao “Dia do Curupira”, com o emprego de 1,2 mil policiais, com apoio de 450 viaturas.
Destaca-se a detenção, em flagrante, de um grupo de oito baloeiros em Nazaré Paulista, com a apreensão de um balão de grande porte. As ações foram contra o tráfico da fauna silvestre e de repreensão ao desmatamento, queimadas, extração e beneficiamento clandestino de palmito juçara.
Além do policiamento terrestre, náutico, marítimo e aéreo, por meio de drones, a Polícia Militar Ambiental lançou, por meio de suas redes sociais, uma campanha com o objetivo de conscientizar sobre a importância da defesa das florestas, intitulada “Curupira e a Polícia Militar Ambiental, juntos na proteção das Florestas”, que segue até o dia 31 deste mês. Saiba como participar: bit.ly/concursocurupira

Compartilhe:
Share on Facebook
Facebook